O primeiro título de Lewis Hamilton na Fórmula 1, foi conquistado em 2008 quando o britânico ainda corria pela McLaren, e foi definido no GP do Brasil em Interlagos, em um final de corrida emocionante.
Felipe Massa, então piloto da Ferrari, venceu a corrida e com essa vitória, conquistaria o título da F1 naquele ano. Porém, após a bandeirada de chegada, a luta mais atrás no grid ainda continuava, e Hamilton ultrapassou o então piloto da Toyota, Timo Glock, na última curva da última volta com a pista molhada.
Glock havia optado por continuar com pneus slick, mas a McLaren de Hamilton estava com pneus intermediários e muito mais rápida. Hamilton superou facilmente Glock, e assim conseguiu a posição que precisava para superar Massa por 01 ponto, conquistando seu primeiro título na F1.
Foi um dos finais de temporada mais dramáticos da história da Fórmula 1, mas não foi um tema de conversa entre os dois desde aquele dia, e Glock revelou que seu primeiro bate-papo em muito tempo, aconteceu na Bélgica em agosto desse ano.
“Na verdade não”, disse Glock ao podcast Beyond the Grid, quando perguntado se ele e Hamilton conversaram alguma vez sobre os eventos de Interlagos em 2008.
“De alguma forma nos últimos dois finais de semana de corrida, quando eu estava presente, eu o encontrei em Spa, entrei pelo portão e apenas olhei para o meu telefone e então alguém disse: ‘Ei, Timo, como você está?’, eu olhei e era Lewis.”
“Não falei com ele por não sei quantos anos. Agora eu o conheci, quando joguei tênis de mesa contra George Russell, tendo uma espécie de bate-papo rápido”, disse Glock.
“Ele está em seu mundo quando está em um fim de semana de corrida, e parece que ele não quer ser incomodado por ninguém, digamos, ou conversar um pouco, e eu não quero incomodá-lo. Então eu nunca iria lá e pediria para bater um papo com ele sobre 2008. Se acontecer, tudo bem”, acrescentou.
Dado o quão perto do fim da corrida aquela ultrapassagem aconteceu em 2008, teorias da conspiração surgiram sobre Glock de alguma forma ter ajudado Hamilton a conquistar o título, e impedido Massa de garantir o campeonato, mas o alemão há muito já negou qualquer coisa sobre esse assunto.
“Isso não mudou minha confiança em mim mesmo. Eu simplesmente não conseguia entender, por que as pessoas acharam que eu ajudaria ou eu teria feito de Lewis o campeão”, disse ele.
“Eu estava correndo pela Toyota. Por que eu deveria fazer de Lewis o campeão? Não havia como eu estar envolvido em nada, porque eu apenas fiz minha corrida e tentei fazer o melhor possível. Eu não conseguia entender o que as pessoas estavam pensando, que eu fiz de propósito. Eu não tinha ideia de onde estava na corrida naquele momento”, concluiu.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.