A organização do GP da Áustria da F1 se mexeu para evitar a chuva de punições por limites de pista que houve em 2023. A pedidos da FIA, o circuito que recebe a etapa deste final de semana ganhou duas caixas novas de brita entre as curvas 9 e 10 para maior controle das escapadas.
As áreas instaladas no autódromo localizado em Spielberg conta com 2,5 metros de largura cada e têm como principal objetivo impedir com que os pilotos ganhem vantagem ao cortarem caminho por fora do traçado.
Na prova do ano passado, foi um verdadeiro caos quando o assunto foram os limites de pista. Cerca de 1200 infrações pelo lance foram investigadas, 83 punições dadas, sendo muitas delas apenas após o final da corrida. No total, oito pilotos receberam as penalizações – Esteban Ocon, por exemplo, levou quatro.
“Qualquer piloto que passar ou sequer tocar a brita vai estar em desvantagem. Isso resolve o problema por si só”, contou Erick Wolf, diretor geral do Red Bull Ring.
Wolf ainda explicou que as áreas de brita podem ser facilmente retiradas após o final de semana de F1, já que não seria apropriada para a prova da MotoGP em agosto.
🇦🇹 | Gravel traps have been added to the final two corners of the Red Bull Ring.
CREDIT/IMAGE SRC: [https://t.co/mQL7yQgQVG] pic.twitter.com/keuXK0kIBx
— This is Formula 1 (@ThisIsFormu1a1) June 25, 2024