F1: GP da Espanha representou “grande avanço e motivação” para a Sauber

A Sauber teve um GP da Espanha consistente, apesar de fora dos pontos. Zhou Guanyu terminou a corrida em 13º lugar e Valtteri Bottas em 16º. Ambos os pilotos tiveram corridas sólidas após um fim de semana de progresso, com uma performance de classificação muito melhorada ontem que colocou a equipe na disputa pelas posições logo abaixo dos pontos. 

A equipe está focada em voltar para o top 10 durante as próximas corridas; confira o que os pilotos da Sauber e o representante da equipe disseram após o final do grande prêmio.

 

Zhou Guanyu 

“Tivemos uma boa corrida hoje, especialmente em comparação com os últimos eventos. Fomos bastante competitivos durante a maior parte do dia – eu não esperava estar lutando com a Haas – e sinto que definitivamente demos um passo à frente. O único ponto negativo foi a primeira volta, onde tentei ir pelo lado de fora para ganhar algumas posições, mas quase perdi o controle na brita: mesmo assim, conseguimos nos recuperar e sinto que, em uma corrida onde todos terminaram, o 13º lugar foi o máximo que poderíamos conseguir. Estou feliz por termos dado um passo à frente, parece um pouco de avanço, talvez não em termos de resultados, mas em termos de sensação com o carro: me senti muito mais confortável; pude colocar o carro onde queria e controlá-lo como costumava fazer. É um grande avanço e nos dá motivação para continuar trabalhando e reduzindo a diferença. Espero que possamos continuar nessa trajetória e voltar a marcar pontos em breve. Acho que estamos muito mais perto de onde estávamos no início da temporada, quando estávamos perto do topo do pelotão intermediário, então estou ansioso para estar de volta à pista na Áustria.”

 

Valtteri Bottas

“Optamos por dividir as estratégias hoje e fomos para uma agressiva. A sensação com o composto macio foi bastante boa no início, pois pensávamos que poderia ser o melhor pneu do dia, mas infelizmente isso não se confirmou, pois eles começaram a degradar rapidamente. Fomos forçados a uma parada antecipada, e o último stint acabou sendo muito longo – também tive que fazer gerenciamento de pneus e não pude usar nosso ritmo real. Como aspecto positivo deste fim de semana, nossa performance geral pareceu estar em um lugar melhor em comparação aos eventos recentes, como visto com Zhou, que terminou em décimo terceiro lugar – o que é bom de ver. Fizemos algum progresso decente neste fim de semana, mas ainda precisamos fazer mais. Olhando para a Áustria, o layout da pista será diferente, mas esperamos estar novamente na disputa com uma boa performance de classificação: será um evento Sprint, então será importante começar com o pé direito.”

 

Alessandro Alunni Bravi – Representante da equipe

“As condições de hoje foram um desafio para todos os competidores, já que as condições da pista mudaram drasticamente desde sexta-feira, tornando todas as referências nas simulações de corrida sem sentido. A degradação dos pneus permaneceu uma incógnita e isso criou alguns cenários interessantes para a estratégia: fizemos o nosso melhor para apoiar nossos pilotos e permitir que eles ganhassem terreno com dois planos diferentes, trocando suas posições para dar a eles a melhor chance de lutar. No entanto, o segundo stint de Valtteri com pneus macios viu mais degradação do que esperávamos, o que significou que tivemos que chamá-lo para uma parada mais cedo, e isso fez com que seu último stint com pneus duros fosse muito longo, com seu ritmo de corrida nesses pneus não permitindo que ele desafiasse aqueles com pneus médios. Zhou, começando em 15º, executou uma corrida muito boa e estava mantendo um bom ritmo até o final do dia, mesmo que Alonso tenha sido muito difícil de manter atrás. Sentimos que avançamos na classificação, mas ainda há algo a encontrar no domingo para sermos tão competitivos quanto precisamos ser para marcar pontos, mesmo em uma corrida sem aposentadorias, carros de segurança ou qualquer coisa que reorganize o pelotão. Claro, terminamos à frente da Williams e da RB, mas esse não pode ser nosso objetivo: estar no top dez é. Precisamos continuar melhorando em todas as áreas a partir da Áustria, pois haverá oportunidades a serem aproveitadas, e precisamos ser os que as aproveitam.”

 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.