O GP da Turquia pode estar de volta ao calendário da Fórmula 1 a partir de 2026, de acordo com informações do Motorsport francês. Uma licitação para assumir a propriedade do circuito de Istambul Park, abre caminho para um retorno mais permanente da corrida que já marcou presença na categoria entre 2005 e 2011.
Após um hiato por motivos financeiros, o circuito turco voltou temporariamente ao calendário da F1 em 2020 e 2021 devido às complicações decorrentes da pandemia de Covid-19. Agora, com a atual concessão da Intercity chegando ao fim no final deste ano, uma nova oportunidade pode surgir.
Já foi aberto um processo de licitação pela Federação Turca de Automobilismo Esportivo, para um novo contrato de arrendamento do circuito por 30 anos, pelo valor aproximado de € 110 milhões. A empresa vencedora, que será anunciada em abril, terá um mês para garantir uma vaga no calendário da F1 de 2026. Caso não consiga, sofrerá uma penalidade financeira e perderá o direito de administrar o circuito.
Além disso, o novo acordo prevê a modernização do Istambul Park, atraindo ainda mais a atenção da Fórmula 1. Com oito contratos de circuitos terminando em 2025, a Turquia disputará uma vaga no calendário de 2026 com nomes tradicionais como Spa-Francorchamps, Mônaco, Monza, e novos locais como Las Vegas, apesar do último estar sem contrato com a F1, segundo informações recentes.
Uma possível volta do GP da Turquia ao calendário da F1, traria de volta um circuito desafiador e cheio de história, capaz de proporcionar belas corridas e agradar o público. A licitação em andamento torna o retorno cada vez mais provável, abrindo caminho para uma nova era da F1 em Istambul.