O GP da Turquia pode estar próximo de voltar ao calendário da Fórmula 1. O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, se reuniu com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, para discutir o automobilismo no país, incluindo o possível retorno da categoria principal.
Durante o encontro, ambos conversaram sobre a possibilidade da Turquia sediar novamente a F1, que estreou no circuito de Istambul Park em 2005. A corrida saiu do calendário após a temporada de 2011, mas retornou temporariamente em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19, com Lewis Hamilton conquistando seu sétimo título em 2020 no local.
Apesar das conversas entre Ben Sulayem e Erdogan, a decisão final sobre o retorno da F1 à Turquia cabe a própria Fórmula 1, detentora dos direitos comerciais da categoria.
“Foi um prazer encontrar o presidente Erdogan. Nossas conversas giraram em torno de vários tópicos, incluindo a possibilidade de retorno da Fórmula 1 e do WRC para a Turquia”, disse Ben Sulayem em um comunicado. “Istambul Park é um circuito moderno e popular entre os pilotos, e a cidade de Istambul é uma metrópole vibrante que acolheria de braços abertos o retorno da F1.”
O dirigente da FIA completou: “O presidente Erdogan também reconhece a importância do impacto econômico e cultural que o automobilismo de alto nível, como a Fórmula 1 e o WRC, traz para o país. A TOFED, nossa entidade filiada na Turquia, possui vasta experiência na organização e gestão de grandes eventos do automobilismo. Se as condições forem favoráveis, poderemos ver o retorno desses dois eventos de classe mundial à Turquia”, finalizou Ben Sulayem.