O GP de Miami de Fórmula 1 em 2023, marcou um ponto de virada para pior na carreira de Sergio Perez na Red Bull Racing. A facilidade com que Max Verstappen ultrapassou o mexicano naquele dia demonstrou uma clara hierarquia dentro da equipe.
Antes daquela corrida em Miami no ano passado, Perez parecia ser um forte candidato ao título. Ele havia vencido duas corridas e estava próximo a Verstappen na classificação do campeonato. No entanto, a performance dominante de Verstappen naquela corrida mostrou que o holandês estava em um nível superior.
A partir de então, Perez começou a enfrentar dificuldades e perdeu confiança. Seus resultados pioraram significativamente ao longo do ano passado, e ele ficou cada vez mais distante de Verstappen, o que em 2024 ficou ainda mais acentuado, com performances extremamente fracas e erros de iniciante cometidos por Perez. A Red Bull, por sua vez, não pôde mais tolerar o desempenho abaixo do esperado do mexicano.
Como já era bastante esperado, a equipe anunciou nesta quarta-feira (18), que o contrato de Perez que iria até o final de 2025 está encerrado, sinalizando que a paciência com o piloto havia se esgotado. A decisão da Red Bull foi motivada pela necessidade de ter um companheiro de equipe mais competitivo ao lado de Verstappen, até para evitar o que aconteceu este ano, onde a Red Bull terminou apenas em P3 no campeonato de construtores, graças aos fracos desempenhos do piloto mexicano.
O futuro de Perez no automobilismo ainda é incerto, mas é bastante claro que sua passagem pela Red Bull terminou de forma decepcionante.