F1: Haas confiante com evolução nos testes no Bahrein

A equipe Haas foi mais uma que enfrentou um dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 desafiador no Bahrein, marcado por condições climáticas variáveis, incluindo chuva intermitente. Apesar dos obstáculos, a equipe relatou progresso em seu programa de testes.

Ayao Komatsu, chefe da equipe, comentou: “Havia condições complicadas lá fora hoje com chuva intermitente, então fizemos o melhor que pudemos. Em grande parte, continuamos do programa de ontem e progredimos com Esteban (Ocon) esta manhã. À tarde, com Ollie (Oliver Bearman), continuamos com alguns itens de teste para os quais obtivemos respostas, o que é ótimo. Infelizmente, pouco antes do final do dia, tivemos um pequeno problema no carro, então tivemos que parar vinte minutos antes do final da sessão. Vamos resolver isso esta noite e recomeçar amanhã. Devo dizer que os itens de teste e o programa de corrida de hoje, ainda completamos cerca de 80%, então não foi ruim. Amanhã, vamos analisar o equilíbrio do carro no desempenho de corrida curta em combinação com simulações de corrida”, disse ele.

Bearman, que pilotou na sessão da tarde, expressou satisfação com o progresso, apesar do pequeno problema técnico no final do dia: “Foi outro dia consistente com o vento diminuindo um pouco, a pista deu um grande passo em relação a quando pilotei ontem, então estou feliz por estar de volta ao carro. Fizemos um bom progresso no ritmo de corrida, e embora houvesse um pequeno problema no final com o qual perdi um pouco de tempo de pista, estamos investigando e deve ficar tudo bem para amanhã. Ontem era difícil julgar com o vento e a pista tão verde, mas agora tenho uma ideia um pouco melhor e estou feliz, parece uma continuação do que senti ao longo dos anos com a equipe, tendo pilotado o VF-23 e o VF-24. Ainda estou me sentindo muito confiante com o desempenho das longas corridas de hoje”, acrescentou.

Ocon, que pilotou na sessão da manhã, também destacou as condições climáticas desafiadoras: “Experimentei tudo hoje, com condições frias, vento e chuva. Mantivemos as longas corridas, tentando trabalhar do nosso lado com Ollie continuando esse trabalho à tarde. O que é muito bom é que estamos na mesma página com o que precisa ser melhorado, e há muito de positivo também, mas é importante tentar melhorar o que é necessário. É uma curva de aprendizado íngreme tão cedo na temporada, mas tem sido bom até agora e sem problemas. Tem sido bom experimentar o carro em condições adequadas e trabalhar com a equipe em detalhes. Eu tinha minha maneira de trabalhar e as equipes tinham a delas, então precisamos nos alinhar e nos entender quando eu estiver dentro do carro, e é isso que temos feito”, completou o piloto francês.

A equipe Haas busca otimizar o tempo restante de testes na sexta-feira (28), para solucionar os problemas técnicos e preparar os pilotos para a temporada 2025.