Ollie Bearman terá mais uma chance de mostrar seu talento pela Haas antes do Grande Prêmio da Espanha de F1, deste fim de semana. A equipe espera que o jovem piloto de 19 anos continue seu bom desempenho no VF-24 durante o primeiro treino no Circuito de Barcelona-Catalunha.
Bearman substituirá Nico Hulkenberg na primeira sessão de treinos, a segunda das seis planejadas pela Haas para este ano. Ele já havia assumido o lugar de Kevin Magnussen no GP da Emília-Romanha, em Imola, em maio. O jovem piloto fez sua estreia pela Ferrari no Grande Prêmio da Arábia Saudita no início deste ano, quando Carlos Sainz teve apendicite, e teve um desempenho admirável em Imola, completando 23 voltas e terminando com o 15º tempo mais rápido.
O chefe da equipe Haas, Ayao Komatsu, confirmou o papel de Bearman neste fim de semana: “Temos Bearman novamente conosco para o FP1, desta vez no lugar de Nico, para que ele possa continuar de onde parou em Imola.” Komatsu também destacou que o Grande Prêmio da Espanha será a primeira oportunidade adequada para avaliar completamente o pacote de atualizações em curvas de alta velocidade. “A Haas trouxe atualizações significativas para o carro na China e adicionou mais depois, mas tivemos que esperar até agora para testá-las em alta velocidade, dada a natureza das pistas que se seguiram ao Circuito Internacional de Xangai.”
Komatsu ressaltou a necessidade de a equipe operar no seu melhor nível, após desempenhos abaixo do esperado nas últimas corridas em Mônaco e Canadá. Em Mônaco, uma infração técnica relacionada à asa traseira resultou na desclassificação de Hulkenberg e Magnussen na classificação, levando a uma largada na última fila, onde Magnussen bateu com Sergio Perez da Red Bull, destruindo ambos os carros. Hulkenberg também abandonou a corrida como resultado do incidente.
No Canadá, a equipe apostou em uma estratégia de chuva no início da corrida, que não deu certo, fazendo com que Hulkenberg e Magnussen terminassem fora dos pontos, em 11º e 12º lugares. “Uma sequência tripla é sempre bastante difícil, felizmente, grande parte da nossa equipe é baseada no Reino Unido, então ajuda que a última corrida desta sequência seja no Reino Unido, mas ainda assim é muito difícil. Está chegando a um ponto da temporada em que todos estão sentindo o desgaste,” disse Komatsu.
“Por isso, é muito importante cuidarmos de nós mesmos para podermos atuar no nosso melhor, sermos eficientes e focados, especialmente após dois eventos onde nossas operações na pista não foram as melhores. Não podemos deixar isso acontecer, então precisamos nos olhar e ver como podemos operar no nosso melhor,” finalizou.