Está fechado o grid da temporada 2023 da F1. Nesta quinta-feira (17), a Haas encerrou o suspense e confirmou as especulações: Nico Hülkenberg retorna ao grid como companheiro de Kevin Magnussen.
O time dos Estados Unidos era o único que ainda não tinha sua dupla do próximo ano completamente fechada. O dinamarquês já havia sido confirmado há algum tempo, mas o segundo assento vinha envolto de mistério.
Desde cedo na temporada os rumores de que Mick Schumacher não continuaria começaram a ventilar. A partir de então, uma extensa lista de pilotos começou a ser cogitada para assumir a vaga do alemão.
Entre alguns nomes apontados foram Antonio Giovinazzi, que em 2022 correu na Fórmula E, e Daniel Ricciardo, que se despede da McLaren após Abu Dhabi. Mas foi Hülkenberg que começou a ganhar força na mídia.
Atualmente, o piloto desempenha papel de reserva na Aston Martin. Inclusive, correu as duas primeiras etapas do calendário substituindo Sebastian Vettel, que testou positivo para a Covid-19. Antes, fez dois GPs em 2020 – Silverstone 2 e Nurburgring 2.
Durante o GP de São Paulo da última semana, Günther Steiner, chefe do time, anunciou que a revelação do segundo piloto aconteceria antes de Abu Dhabi. Entretanto, não havia especificado o dia.
“Estou muito feliz em me tornar um piloto em tempo integral da F1 com a Haas em 2023. Sinto que nunca deixei realmente a F1. Estou animado com a oportunidade de fazer o que mais amo de novo e quero agradecer Gene Haas e Günther Steiner por sua confiança”, disse o alemão.
“Temos muito trabalho à nossa frente para sermos capazes de competir com todas as outras equipes do pelotão intermediário e mal posso esperar para me juntar a essa briga mais uma vez”, completou.
“Estou naturalmente muito feliz em receber Hülkenberg em tempo integral à F1. A experiência e conhecimento que Nico traz para o time são claros de se ver – tem quase 200 largadas na categoria – e a reputação de ter ótimas classificações e um piloto sólido e confiável”, falou Steiner, chefe da Haas.
“Esses são atributos que nos dão uma dupla de muito crédito, o que acredito que vai nos ajudar a levar a equipe adiante no grid. Esse obviamente é o objetivo e a ambição que traz Nico de volta à F1”, seguiu.
“Ele compartilha da nossa visão e pode ser uma peça chave junto com o resto do time em construir as fundações que deixamos neste ano no retorno na briga por pontos”, completou.
O trabalho de Hülkenberg com a Haas já tem data de início: 22 de novembro. Isso porque o competidor vai participar dos testes pós-temporada que acontecem em Yas Marina, em Abu Dhabi.
Na temporada 2022 da F1, a Haas aparece na oitava colocação da classificação com 37 pontos somados e à frente da AlphaTauri e Williams. Seu melhor resultado foi uma quinta posição de Kevin no Bahrein, primeira etapa do ano. Em Interlagos, na última semana, o piloto conseguiu a primeira pole-position tanto da carreira quanto da equipe.
Hülkenberg correu por nove temporadas completadas na F1 e passou por equipes como Williams, Force India, Sauber e Racing Point. Sua melhor campanha foi em 2018 quando terminou a classificação na sétima posição. Hoje, sustenta o recorde de piloto com mais GPs disputados sem um pódio.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.