A equipe Haas dará início ao seu primeiro programa de testes TPC (Testing of Previous Car) nesta semana, no circuito de Jerez, na Espanha. O evento marca um momento significativo para a equipe norte-americana, que contará com Esteban Ocon e Oliver Bearman ao volante do modelo VF-23 na temporada 2025 da Fórmula 1.
Os testes TPC, regulamentados pela Fórmula 1, permitem que as equipes utilizem carros de dois anos atrás para acumular quilometragem e treinar pilotos e engenheiros. Tradicionalmente, este programa é usado para avaliar talentos promissores, mas também oferece a chance de pilotos experientes contribuírem com dados valiosos.
Bearman abrirá os trabalhos na quarta-feira, seguido pelo piloto da Toyota, Ritomo Miyata, na parte da tarde. Na quinta-feira, será a vez de Ocon assumir o comando pela manhã, com Miyata encerrando os testes no período vespertino. Esta será a primeira vez que Ocon e Bearman participam de um teste como companheiros de equipe.
Para Bearman, esses testes representam o início oficial de sua carreira como piloto titular da Haas. Já Ocon, que fez sua estreia pela equipe no teste pós-temporada em Abu Dhabi no final de 2024, reforça sua integração ao time em preparação para a próxima temporada.
A realização do programa TPC, só foi possível graças à recente parceria técnica entre Haas e Toyota, anunciada em outubro de 2024. A montadora japonesa está fornecendo suporte técnico, incluindo engenheiros e pilotos, para ajudar a Haas a ampliar sua capacidade operacional.
O chefe de equipe Haas, Ayao Komatsu, explicou a importância do programa: “O TPC é crucial para o treinamento de pessoal. Somos uma equipe com pouco mais de 300 funcionários, o que significa que qualquer ausência pode nos colocar em dificuldade. Com o TPC, podemos treinar engenheiros, mecânicos e ter pessoas de apoio preparadas”, afirmou.
Com o apoio da Toyota, a Haas busca fortalecer sua estrutura organizacional e otimizar sua competitividade, mirando um futuro mais promissor na Fórmula 1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.