Os pilotos da Haas, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, começaram a manhã de sábado em Xangai com a corrida Sprint de 19 voltas, o primeiro de seis finais de semana Sprint planejados no calendário da Fórmula 1 em 2024. Magnussen terminou em 10º e Hulkenberg em 19º, e o formato recompensa apenas os oito primeiros colocados com pontos. Na sessão de classificação para o GP de domingo, Hulenberg conseguiu um bom P9 para o grid de largada, mas Magnussen ficou apenas com o P17.
Ayao Komatsu, chefe da equipe: “A corrida Sprint foi um pouco confusa, mas Kevin teve uma corrida meio decente. Em termos de velocidade, estamos falhando, mas com a degradação dos pneus não fomos tão ruins. Com Nico foi outra história. Como equipe, temos uma ideia bastante boa do por que a degradação de Nico foi muito pior do que a de Kevin, mas também por que o ritmo de Kevin não foi bom. Com os regulamentos deste ano podemos alterar o ajuste do carro entre a corrida Sprint e a sessão de classificação para o GP de domingo, por isso fizemos alguns ajustes. Na sessão desta tarde, o desempenho do carro em uma volta com pneus macios foi muito bom. Nosso objetivo é chegar ao Q3, e com Nico conseguimos isso hoje, sendo o carro mais rápido fora das cinco primeiras equipes. Isso é o melhor que podemos fazer, então foi um bom trabalho. Por outro lado, não conseguimos chegar ao Q2 com Kevin. Ele foi um pouco infeliz em termos de timing, mas poderíamos ter feito um pouco melhor em termos de prepará-lo melhor para sua segunda volta, e perdemos por uma pequena margem. Essas margens são apertadas hoje em dia, só temos que tentar fazer o trabalho perfeito. Mas foi bom termos mostrado o potencial do carro com Nico, veremos o que podemos fazer a partir daí amanhã”, concluiu.
Hulkenberg: “Descemos dramaticamente no grid na corrida Sprint, mas não houve nada óbvio, nenhum dano no carro. No pelotão, logo após a largada, acho que estragamos nossos pneus nas primeiras voltas. Eu estava pegando ‘ar sujo’ de muitos carros e paguei um alto preço por isso. Depois disso, atingi a degradação e simplesmente retrocedi. Talvez tenhamos feito uma curva errada no ajuste depois de ontem na classificação Sprint. Pretendíamos melhorar o carro, mas ele reagiu de uma forma estranha e diferente do que esperávamos na corrida Sprint. Depois fiquei muito feliz com a sessão de classificação para o GP, foi muito limpo, não tenho certeza se poderia ter pedido mais em termos de execução e voltas. Corrigimos as coisas da Sprint, as coisas ficaram mais alinhadas com o que esperávamos, então estou feliz. Espero uma corrida difícil amanhã, acho que será difícil para nós, mas estou ansioso por isso”, acrescentou.
Magnussen: “Manter o P10 na Sprint foi uma tarefa muito difícil, pois parecia que a RB e a Sauber eram um pouco mais rápidas que nós. Então, esperamos que possamos trabalhar nisso para a corrida de amanhã, gostaríamos de poder manter os pneus vivos por mais um pouco. Na sessão de classificação para o GP, só fiz uma tentativa na primeira volta quando fui chamado para a balança, não tive tempo de sair novamente com aquele primeiro jogo de pneus. Eu só fiz uma volta no meu segundo set e Logan (Sargeant) saiu na minha frente na curva 8, perdi um pouco de tempo lá e na curva 14 Yuki (Tsunoda) atrapalhou. Hoje em dia está muito apertado e acho que tive um pouco de falta de sorte”, finalizou.