Após um início decepcionante na temporada 2024 da Fórmula 1, a equipe Haas vive um momento de retomada e já definiu um novo objetivo ambicioso.
Ayao Komatsu, chefe da equipe, estabeleceu uma meta clara para a equipe após a impressionante recuperação nas últimas duas corridas. A Haas somou 20 pontos somados nos GPs da Áustria e da Inglaterra, ultrapassando o total conquistado em todas as 43 corridas anteriores juntas.
Essa drástica mudança de rumo permitiu à Haas se distanciar das três equipes que ocupavam a lanterna do campeonato, Alpine, Williams e Sauber, e agora está a apenas quatro pontos da RB que ocupa a sexta colocação.
É importante destacar que o resultado na Áustria, onde Nico Hulkenberg chegou em sexto e Kevin Magnussen em oitavo, contou com a ajuda do abandono de Lando Norris da McLaren. No entanto, o sexto lugar conquistado por Hulkenberg no GP da Inglaterra foi obtido com mérito na pista.
A Haas introduziu um importante pacote de atualizações para a corrida britânica, permitindo a Hulkenberg se classificar brilhantemente em sexto e posteriormente, demonstrar ritmo na pista em condições variáveis na corrida, garantindo um resultado que correspondeu à sua colocação no grid.
Questionado pela Sky Sports F1 sobre o novo objetivo da equipe, Komatsu afirmou: “Certamente a RB. Marcamos 20 pontos em duas corridas, então estamos quatro pontos atrás. Temos que mirar o próximo passo, então o sexto lugar é nosso novo objetivo agora.”
Para Komatsu, os últimos dois finais de semana apagaram a frustração vivida em Mônaco e no Canadá, e destacaram a capacidade de sua equipe se unir sob pressão.
Em Mônaco, Hulkenberg e Magnussen foram desclassificados após a sessão de classificação, devido a uma medição incorreta feita com uma nova asa traseira. No Canadá, de acordo com Komatsu, ocorreu um ‘erro básico’ quando os pneus errados foram colocados no carro de Magnussen.
Komatsu reforçou a mensagem em ambas as ocasiões, especialmente após o Canadá, de que era necessária uma maior comunicação na equipe.
O resultado disso pôde ser visto nos GPs da Áustria e da Inglaterra. Sobre isso, Komatsu afirmou: “Estou muito feliz por todos. Houve muito trabalho duro, muitas perguntas sobre atualizações e a equipe entregou.”
“Sempre acreditei que temos pessoas incríveis na fábrica. Era uma questão de unir as peças, e esta é a prova. Nico se classificou em sexto, e com as condições da corrida bem difíceis, tínhamos que colocar os pneus certos nos momentos certos. Parece simples, mas não é fácil. A equipe entregou e não posso estar mais orgulhoso”, acrescentou.
“Toda a comunicação na qual temos trabalhado… Ok, não foi perfeita, mas está muito melhor. Todos estão fazendo seu trabalho, trabalhando juntos. Só o trabalho em equipe, honestamente, é muito gratificante, e estou muito feliz por todos na equipe. Estamos enfrentando desafios, mas vejam o que podemos entregar. É incrível”, completou o chefe da Haas.