F1
|
21 de fevereiro de 2025 09:36

F1: Haas redesenhou volante para adaptação de Ocon

Esteban Ocon afirmou que a Haas redesenhou o volante do carro, para facilitar sua transição da Alpine para a equipe americana na temporada 2025 da Fórmula 1. Ocon, que deixou a equipe de Enstone após cinco temporadas e quatro pódios, incluindo sua única vitória na Hungria em 2021, agora se prepara para um novo desafio ao lado do estreante Oliver Bearman.

Antes do lançamento do carro da equipe no evento ‘F1 75 Live’ em Londres, Ocon revelou à imprensa que a Haas redesenhou seu volante em apenas dois meses. “Houve muitas coisas diferentes, muitas maneiras diferentes de como os carros que usam motores Renault (Alpine) ou usam motores Ferrari (Haas) funcionam”, disse Ocon. “Então, houve muitos pontos positivos e consegui me adaptar às coisas que me deixam super confortável imediatamente e consegui trabalhar um pouco da mesma forma que tenho trabalhado nos últimos cinco anos.”

Essa rapidez na adaptação do volante impressionou Ocon. “Isso levou basicamente dois meses para ser feito, o que foi super impressionante. Todo o volante precisou de um redesenho completo para as borboletas da embreagem, por exemplo. Esse foi um grande, grande trabalho e eu o tive em minhas mãos na semana passada, o que foi incrível”, disse ele.

As adaptações não se limitaram ao volante. O pedal do acelerador também foi ajustado, com a reconfiguração de todos os botões de acordo com as preferências de Ocon, semelhantes aos que ele usava na Force India e na Alpine.

Ocon também mencionou ajustes na forma como ele usava a unidade de potência em suas equipes anteriores, o que lhe permitirá replicar a mesma estratégia de corrida em relação à implantação e corte de energia.

O piloto francês teve seu primeiro contato com o carro da Haas durante os testes pós-temporada em Abu Dhabi, em dezembro passado. Na ocasião, ele se mostrou otimista com o que viu. “Obviamente, há muitos pontos positivos em pilotar o carro em Abu Dhabi, senti muitas áreas muito positivas e, obviamente, há algumas fraquezas nas quais estamos trabalhando”, continuou Ocon.

Com os testes de pré-temporada se aproximando, entre 26 e 28 de fevereiro no Bahrein, Ocon está confiante de que os resultados dos testes de túnel de vento da Haas se traduzirão em desempenho na pista. “Acho que no terceiro dia seremos capazes de dar uma ideia razoável de onde todos estão. Você sempre duvida, nunca tem 100% de certeza, mas acho que vai ficar um pouco mais claro a partir de então”, acrescentou.

Ocon está confiante de que a equipe tem uma boa base de dados e que as simulações estão corretas. “Sabemos onde nosso desempenho deve estar, o que é uma coisa boa. Ainda precisamos validá-lo no simulador e verificar se os números que colocamos no simulador estavam corretos. Essa é sempre a incógnita, mas tenho boa confiança de que eles podem estar certos e, se estiverem certos, deve ser uma temporada interessante. Vai ser apertado entre todos, então vamos ver”, finalizou o francês.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.