O Grande Prêmio do Japão, realizado no circuito de Suzuka, foi um evento marcado por intensas disputas, estratégias ousadas e incidentes inesperados, culminando na vitória de Max Verstappen, que garantiu mais um título para a Red Bull. Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, completaram o pódio, enquanto Lewis Hamilton, envolvido em um incidente com Sergio Perez, finalizou em quinto.
A Haas F1 Team teve uma corrida desafiadora, com Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen terminando em 14º e 15º, respectivamente. Hulkenberg, que iniciou a corrida em 18º, conseguiu evitar os incidentes iniciais e ganhar posições, mas permaneceu à margem do top-10. “Acho que fiquei fora da parte bagunçada no início, pois à esquerda, dois carros à minha frente, houve contato. Consegui capitalizar isso na linha interna e ultrapassei três ou quatro carros, o que foi bastante bom e recompensador. Ganhei mais uma posição de alguém, então foi bom. Entramos na corrida com a intenção de fazer três paradas, obviamente não somos os melhores em gerenciamento de pneus, então acho que foi a decisão certa”, refletiu Hulkenberg.
Kevin Magnussen, por outro lado, teve sua corrida comprometida após um incidente com Sergio Perez. “Fui atingido no pneu traseiro, foi uma manobra bastante desesperada, mas é o que é. Fui rodado, e então tivemos que parar – isso foi muito cedo para a estratégia de duas paradas com a degradação de pneus que temos em nosso carro. A situação piorou muito ao parar naquele ponto e eu realmente não queria fazer uma estratégia de três paradas, então realmente acabou com nossa corrida”, lamentou Magnussen.
O chefe da equipe, Guenther Steiner, reconheceu as dificuldades, mas destacou o esforço da equipe. “Foi uma corrida difícil, eu diria, mas o positivo é que a equipe fez o melhor que pôde com o que temos. Chegamos perto de lutar com nossos oponentes, estávamos em uma estratégia diferente com o Nico, e quase deu certo. Sei que quase não é bom o suficiente, mas com o Kevin perdemos por causa do giro quando Sergio Perez o atingiu, então caímos. No final, sabemos que está difícil no momento, mas enquanto continuarmos entregando com o que temos, isso é um positivo, e quando tivermos um carro melhor, estaremos prontos para aproveitar.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.