A temporada de 2024 está quase acabando, mas a “dança das cadeiras” ainda não terminou, especialmente dentro do programa da Red Bull. Com o baixo desempenho de Sergio Pérez este ano, seu futuro está em risco, e a equipe austríaca avalia suas opções para formar o lineup ao lado de Max Verstappen, o que também pode implicar uma mudança na equipe secundária da marca, a RB. O piloto de Fórmula 2 Isack Hadjar, surge como um dos nomes mais promissores para ocupar uma vaga na Fórmula 1.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, reforçou a confiança no programa júnior da equipe, destacando o desempenho de Hadjar, que atualmente disputa o título da Fórmula 2.
“É bom ver Isack fazendo um bom trabalho na Fórmula 2”, disse Horner. “Acho que há meio ponto de diferença entre os pilotos indo para a última corrida em Abu Dhabi. Liam e Yuki estavam muito próximos no Catar em termos de ritmo, então temos um time completo de pilotos.”
Atualmente Liam Lawson e Yuki Tsunoda competem para impressionar a Red Bull e serem promovidos à equipe principal. E, segundo a revista Auto Hebdo, Hadjar já é considerado o favorito para substituir um dos dois pilotos na RB. Em Abu Dhabi, o piloto da F2 terá a oportunidade de pilotar o carro de Max Verstappen no TL1, podendo consolidar sua vaga dependendo de seu desempenho.
Enquanto isso, o clima dentro da RB segue tenso. Yuki Tsunoda, que há anos espera uma promoção, ironizou a situação em entrevista para a DAZN: “Talvez eu precise criar um vídeo para as redes sociais. Subir a um lugar alto, tomar um Red Bull e provar que a bebida realmente me dá asas. Pular do segundo andar e pousar perfeitamente”, riu ele. “Eu preciso disso: mais marketing.”
Christian Horner também descartou Franco Colapinto, atualmente vinculado a Williams, como um candidato imediato, reforçando o compromisso com o programa interno.
“Ele é certamente um talento que busca garantir seu lugar permanente na Fórmula 1”, disse Horner. “Mas temos um grande conjunto de talentos dentro do programa júnior da Red Bull e tenho certeza de que Franco encontrará seu lugar no grid no futuro. Você sempre precisa ficar de olho no mercado, mas temos força e profundidade no nosso programa júnior”, insistiu.
Agora, estão todos focados em Abu Dhabi. Além do encerramento da temporada 2024, o paddock está atento nas movimentações da Red Bull para definir sua formação de pilotos para o futuro.
“Vou pular isso”, disse o recém tetracampeão Verstappen. “Desejo boa sorte a todos eles. Mas nem vou assistir.”