A McLaren admitiu no início da nova temporada da Fórmula 1, que estava indo na direção errada com seu MCL60, mas o ex-piloto e bicampeão de F1, Mika Hakkinen, teme que possa levar algum tempo para sua ex-equipe se recuperar.
Mesmo antes do GP do Bahrein, a McLaren já moderou suas expectativas para a temporada 2023. A equipe com Andrea Stella e Zak Brown no comando, teve um desempenho inferior já nos testes de pré-temporada, algo que foi confirmado na corrida no Circuito Internacional do Bahrein.
Essa corrida terminou em decepção para a equipe de Woking, que viu Oscar Piastri abandonar com um problema técnico, e Lando Norris, também enfrentando problemas, cruzar a linha de chegada em último.
“Não acho que a McLaren tenha criado expectativas muito altas para a este ano”, afirmou Hakkinen em conversa com a Unibet. O finlandês de 54 anos, que conquistou duas vezes o título na F1 com a equipe, acredita que a McLaren acabará por evoluir graças ao grande apoio financeiro dos patrocinadores.
Ainda assim, ele teme que demore algum tempo para que seu ex-time recupere a forma competitiva. “Pode levar alguns anos para que eles alcancem esse resultado”, continuou Hakkinen. “Eles têm bons parceiros. Este ano pode trazer alguns resultados, mas acho que o verdadeiro desempenho só será visto em alguns anos.”
Não vai depender dos pilotos, segundo o bicampeão. Para Piastri, ele vê um ambiente perfeito para se desenvolver como piloto, enquanto em Norris ele vê um talento do calibre de Max Verstappen e Charles Leclerc. “Ele é um jovem piloto muito rápido, que tem mostrado resultados convincentes constantemente”, disse Hakkinen. “Ele é supertalentoso e está no mesmo nível de Leclerc, Verstappen e Sainz. Ele está em um nível muito alto em termos de velocidade”, concluiu Hakkinen.