Mika Häkkinen, bicampeão mundial de Fórmula 1, compartilhou sua perspectiva sobre a possível luta de Lewis Hamilton com o desempenho, alertando o piloto britânico a ser honesto consigo mesmo caso sinta que perdeu sua vantagem competitiva. Em entrevista recente, o finlandês destacou a importância de reconhecer quando o desempenho começa a diminuir, algo que ele mesmo vivenciou antes de se aposentar após a temporada de 2001.
Häkkinen, que conquistou títulos com a McLaren em 1998 e 1999, percebeu que a perda de ritmo era um sinal de que o fim de sua carreira estava se aproximando.
“Bem, eu me aposentei em 2001, e naquele ano, 2001, comecei a perder minha vantagem. Às vezes eu estava muito rápido. Às vezes não estava lá. Perdi duas ou três décimas, e essas duas ou três décimas são um grande, grande problema”, disse ele ao PlanetF1.com.
“Então, naquele momento, decidi dizer à equipe: ‘Obrigado, foi uma experiência incrível, a jornada da minha carreira e da minha vida na Fórmula 1, mas agora, para mim, é hora de sair.’ Foi uma decisão muito grande. Mas essa foi minha história.”
Hamilton, por sua vez, também expressou preocupações semelhantes em relação à sua velocidade na última temporada com a Mercedes, reconhecendo que não se sente tão rápido como antes. Apesar disso, Häkkinen acredita que o piloto precisa ter a coragem de se abrir sobre sua situação se perceber que não está mais alcançando o desempenho necessário para competir no mais alto nível.
“Se algo semelhante acontecer com ele, ele tem que falar”, disse o finlandês. “Ele é a pessoa certa para responder a isso, mas agora ele se comprometeu para o futuro. Então, tenho certeza de que ele vai trabalhar para colocar as coisas no caminho certo para este ano.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.