Lewis Hamilton afirmou que a McLaren tinha o ritmo necessário para vencer o GP da Itália de Fórmula 1, mas que a equipe cometeu erros na estratégia. O piloto da Mercedes acredita que a McLaren ‘pressionou demais’ seus pneus, o que resultou em desgaste prematuro.
Após Oscar Piastri assumir a liderança na primeira volta, a McLaren estabeleceu um ritmo muito rápido, que o MCL38 não conseguiu manter. Lando Norris, que caiu para o terceiro lugar, foi chamado mais cedo aos boxes para seu pit stop, para tentar ultrapassar Charles Leclerc. Isso desencadeou uma série de paradas e um segundo stint longo para tentar viabilizar uma estratégia de apenas uma parada, o que acabou não funcionando.
Por sua vez, a Ferrari, percebeu com cerca de dez voltas no segundo stint de Leclerc, que ele poderia gerenciar seus pneus até o final da corrida. Com ambos os carros da McLaren à frente naquele momento, Leclerc precisaria ultrapassar ambos para vencer.
“Acho que a McLaren tinha ritmo para vencer, mas eles simplesmente pressionaram (os pneus) demais”, disse Hamilton à Sky Sports F1, antes de afirmar que a equipe britânica provavelmente nunca planejou uma estratégia de uma só parada. “Eles estavam fazendo voltas muito rápidas no início e mataram seus pneus. Acho que eles literalmente haviam planejado por duas paradas, por isso estavam pressionando tanto”, disse ele.
No entanto, Hamilton, que terminou em quinto, também discordou da afirmação de Norris de que uma estratégia de uma parada não era uma opção para a McLaren. “Eu pude perceber isso. Eu estava recebendo as informações dos tempos de volta que eles estavam fazendo, e não há como seus pneus durarem naquele ritmo”, encerrou o heptacampeão.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.