Lewis Hamilton, sete vezes campeão de Fórmula 1, revelou sua inquietação em relação aos desafios enfrentados por jovens que buscam entrar no automobilismo. Segundo o piloto, os custos crescentes das categorias de base, desde o Kart, são um grande obstáculo, tanto para os jovens talentos quanto para suas famílias, além de levantar dúvidas sobre o impacto na educação dos aspirantes a pilotos.
“Está simplesmente caro demais. Não sei exatamente quanto subiu, mas ouvi que é de duas a quatro vezes mais do que era quando comecei”, disse Hamilton em entrevista durante o final de semana do GP do Azerbaijão. “Se eu não tivesse sido contratado pela Mercedes como piloto júnior e entrado na McLaren, não estaria aqui hoje. Isso é preocupante, pois os custos continuam a aumentar.”
Além dos custos financeiros, Hamilton revelou uma preocupação adicional: o abandono escolar por parte de jovens pilotos em busca de sucesso no Kart. Para o britânico, o equilíbrio entre a prática esportiva e a educação, é essencial para o desenvolvimento dos jovens.
“É preciso que eles continuem na escola e recebam uma boa educação. Provavelmente, mais de 99% dos pilotos não chegam à Fórmula 1, talvez uma porcentagem ainda maior. Seria ótimo se esses jovens tivessem algo em que se apoiar caso a carreira no esporte não se concretize”, disse Hamilton. “Mas as pessoas estão ficando tão competitivas que as crianças estão abandonando a escola apenas para treinar. Acho que isso não é bom para o futuro”, finalizou o piloto britânico.
Aos 40 anos, Hamilton está prestes a iniciar uma nova fase em sua carreira, já que se irá para a Ferrari em 2025, após mais de uma década defendendo a Mercedes. O britânico terá suas últimas corridas com a equipe alemã no restante da atual temporada, antes de encerrar essa longa e bem-sucedida parceria.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.