Este ano, após oito anos de domínio, a Mercedes não acertou no design do W13. Desde o início da temporada, as flechas de prata vêm sofrendo muito com porpoising, além de outros problemas que acarretaram um mau desempenho da equipe. Até o momento, a equipe alemã ainda não conquistou uma única vitória em GPs. Apesar de terem melhorado devido as atualizações que fizeram ao longo do ano, estão muito aquém do que se espera da vencedora invicta dos últimos anos. No entanto, o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, diz que está incentivando a equipe para “não deixar nada de fora” com o design do W14.
Com apenas quatro corridas restantes na temporada de 2022, será a primeira desde 2011 que a Mercedes fica sem uma vitória durante o ano. Nem Hamilton nem George Russell conseguiram chegar ao degrau mais alto do pódio este ano. Caso não vença nenhuma corrida nesta temporada, será a primeira vez na carreira que o heptacampeão mundial fica sem pelo menos uma vitória no ano.
Mesmo que isso aconteça, Lewis está confiante de que a equipe conseguirá colocar ele e Russell para disputar vitórias em 2023. Em entrevista ao Autosport, ele disse: “Com certeza tenho que tentar continuar animar todo mundo, garantir que revisemos tudo para que no próximo ano cheguemos e possamos lutar por posições pelas quais merecemos lutar.
“Acho que o que sempre temos que lembrar é que este é um time, há pessoas neste time que estão aqui há mais de 20 anos e entregaram oito títulos desde que estou aqui e mais antes.
“Eles sabem como construir um carro de disputa para o campeonato mundial. Para mim, é apenas tentar apoiá-los da melhor maneira que posso.”
No ano passado, ele terminou a temporada com 369,5. Já este ano, está muito longe disso, com apenas 180 pontos. Hamilton esperava que o carro deste ano fosse levá-lo ao oitavo título mundial – especialmente após a final de temporada em 2021. Entretanto, este não foi o caso. “Acho que para nós, sabemos quais são os problemas com este carro.
“Acredito que nós, como equipe, não passamos de campeões mundiais para não conseguirmos construir um bom carro.
“Não temos dúvidas de que teremos um carro melhor no próximo ano. Se corrigimos ou não todos os problemas que temos este ano, descobriremos quando chegarmos lá.”
Se Hamilton tem chances de conquistar um P1 até o final do ano? O histórico parece bem positivo, já que o britânico é múltiplo vencedor em todos os circuitos restantes na temporada. Ele foi vencedor duas vezes no México, três vezes no Brasil e cinco vezes nos Estados Unidos e em Abu Dhabi. No entanto, isso só acontecerá caso a atualização que a Mercedes implementará este fim de semana no Circuito das Américas realmente faça milagres. A equipe alemã progrediu lentamente ao longo do ano, chegando a conquistar cinco pódios, dos quais dois foram duplos – com Russell e Hamilton juntos. Porém, a equipe de Brackley não vê o champanhe desde a Hungria, antes das férias de verão.
Em Singapura, Hamilton chegou a disputar a pole position, as na corrida seguinte, no Japão, a Mercedes ficou chocada a perceber que estava a mais de um segundo do ritmo. Ficou claro há muito tempo que a equipe vem lutando com problemas atrás de problemas, a além de terem dificuldades para conquistar vitórias, o ritmo implacável e dominante do RB18 da Red Bull não facilitou em nada. Max Verstappen já está com o campeonato de pilotos ganho, conquistado no último GP em Suzuka. Agora, o holandês busca quebrar o recorde de mais vitórias em uma temporada, que é de 13, e até o momento ele possui 12.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.