Lewis Hamilton causou surpresa ao revelar sua preferência sobre quem pode ser seu substituto na Mercedes a partir da temporada 2025 da Fórmula 1. O heptacampeão defende a promoção de Andrea Kimi Antonelli, piloto de 17 anos que disputa atualmente a Fórmula 2.
Com a saída de Hamilton para a Ferrari no próximo ano, a vaga na Mercedes se tornou uma das mais disputadas do mercado. Toto Wolff, chefe de equipe, já havia declarado publicamente o interesse em Max Verstappen, mas o holandês aparentemente optou por permanecer na Red Bull.
Outros nomes ventilados incluíam Fernando Alonso, que renovou com a Aston Martin, e Carlos Sainz, que vai deixar a Ferrari para rumar possivelmente para a Sauber, que se tornará equipe oficial da Audi a aprtir de 2026.
Além de correr na F2 atualmente, Antonelli também participou de um intenso programa de testes com carros de F1 antigos da Mercedes.
“Carlos é um ótimo piloto”, disse Hamilton sobre Sainz. “Acho que seria um reforço positivo para qualquer equipe. Mas sinceramente, não sei quais são os planos de Toto. Se fosse eu, se fosse minha função, provavelmente apostaria em Kimi.”
A ascensão de Antonelli para uma equipe com pretensões de título lembra a própria trajetória de Hamilton. Em 2007, o britânico estreou na F1 pela McLaren ao lado do bicampeão Fernando Alonso, surpreendendo a todos ao quase conquistar o título naquela temporada.
Hamilton conquistaria o campeonato no ano seguinte, e posteriormente, colecionaria outros seis títulos, após sua mudança para a Mercedes em 2013, totalizando sete títulos na F1.
No entanto, a Mercedes vem enfrentando dificuldades com os carros atuais e Hamilton não vence uma corrida desde dezembro de 2021, o que motivou sua transferência para a Ferrari.
Com a saída do britânico, Sainz ficou sem time, mas o espanhol está analisando uma proposta da Audi, além de algumas outras possibilidades.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Emília-Romanha, diretamente de Ímola, com o jornalista Rodrigo França.