Lewis Hamilton sofreu um acidente enquanto testava a Ferrari SF-23 da temporada de 2023 da Fórmula 1, no Circuito de Barcelona. O piloto britânico saiu ileso, mas o carro teve “graves” danos, interrompendo os testes da equipe italiana um dia antes do previsto.
A Ferrari estava realizando três dias de testes privados em Barcelona, Hamilton e Charles Leclerc dividiram o tempo de pista, mas a programação mudou após a batida do heptacampeão no segundo dia. De acordo com ‘Autoracer’, um solavanco no terceiro setor pode ter causado o acidente.
Com os danos no carro, a Ferrari deve mudar a programação para que Leclerc consiga recuperar algumas voltas perdidas. O último dia de testes estava reservado para Dino Beganovic, piloto da Academia Ferrari, e Antonio Giovinazzi, piloto do WEC pela equipe italiana. Agora, o último teste será para Leclerc.
O teste fazia parte do programa de Testes com Carros Anteriores (TPC), para que Hamilton consiga se adaptar com o carro Ferrari antes da temporada de 2025. O britânico voltará a pista nos dias 4 e 5 de fevereiro, também em Barcelona, para um teste de pneus da Pirelli. Ele e Leclerc vão avaliar os pneus compostos que serão introduzidos na F1 em 2026.
Esse foi o primeiro acidente de Hamilton com a Ferrari, mas não a primeira vez que ele bate durante testes privados ao mudar de equipe. Em 2007, quando chegou à McLaren, sofreu um acidente em Valência. Em 2013, nos primeiros testes com a Mercedes, bateu em Jerez.