Lewis Hamilton lamentou o resultado na sessão de classificação para o GP do Canadá de Fórmula 1. O piloto britânico largará em sétimo lugar, enquanto seu companheiro de equipe, George Russell, conquistou a pole position. Hamilton explicou o que o fez perder rendimento na parte mais importante da sessão.
Após a primeira tentativa no Q3, parecia que a Mercedes poderia garantir a primeira fila do grid. Porém, Hamilton ficou a quase três décimos do topo.
No TL3, Hamilton liderou a sessão com folga, quase quatro décimos à frente do restante do pelotão. Seu companheiro de equipe analisou os dados e fez ajustes para a classificação, mas Hamilton não conseguiu manter a vantagem. Ele atribuiu a queda de rendimento à falta de aderência.
“O carro esteve ótimo durante todo o final de semana. Russell extraiu boa velocidade dele. Desde o TL3 e com o início da sessão de classificação, a aderência sumiu. As condições estavam ótimas, perfeitas na verdade. Os pneus não funcionaram para mim durante toda a sessão. Simplesmente não tive aderência. Eu tinha uma vantagem fácil de meio segundo no TL3, e ela desapareceu”, disse Hamilton à imprensa no Canadá.
Russell terá Max Verstappen na cola na curva 1, assim como os dois pilotos da McLaren. O jovem piloto terá que defender sua pole sozinho, sem a vantagem estratégica de ter dois carros da Mercedes brigando por posição. Hamilton admite que está feliz por Russell e espera que ‘ele faça o trabalho amanhã’.