No ano passado, depois de emocionantes batalhas ao longo da temporada, a disputa pelo título mundial de pilotos durou até a última volta da última corrida do ano, em Abu Dhabi, com Max Verstappen, da Red Bull, levando a melhor contra Lewis Hamilton, da Mercedes. Este ano, parece que as coisas serão diferentes, com Verstappen podendo conquistar o título já neste fim de semana em Singapura. Com seis corridas ainda restantes no calendário, o heptacampeão mundial diz que “sente pelos fãs”, pois nunca é legal o campeonato ser decidido com tanta antecedência.
Atualmente, o holandês da Red Bull possui 116 pontos de vantagem contra seu rival da temporada, e segundo colocado no mundial, Charles Leclerc, da Ferrari. A batalha que no começo do ano parecia se encaminhar para os italianos, agora já é quase certo que será vitória dos austríacos em relação ao campeonato de construtores. Para os pilotos, Max pode se tornar bicampeão mundial neste domingo, ainda que seja provável que a disputa continue pelo menos até o Japão, na próxima semana.
Depois de sete títulos mundiais, Hamilton sabe muito bem a sensação de vencer um campeonato com antecedência devido à forte dominância da Mercedes nos últimos anos, especialmente quando comparada às rivais. No entanto, ele lamenta que os fãs não desfrutem em uma luta direta pelo título, assim como aconteceu em 2021.
Na coletiva de imprensa que aconteceu em Singapura nesta quinta-feira, ele disse: “Do meu ponto de vista, não estou pensando muito [em Verstappen conquistar o segundo título].
“Definitivamente, eu sinto pelos fãs. Por todos nós e até por nós no ano passado, indo direto ao ponto, foi intenso para todos.
“Nunca é bom quando a temporada termina cedo. Mesmo quando eu experimentei terminar cedo em lugares como o México.
“Para você, pessoalmente é ótimo. Mas realmente, para o esporte, não é espetacular.
“Eu sou grato por ter tido [o campeonato de] 2008 nos últimos 17 segundos e, obviamente, no ano passado, praticamente a mesma coisa. Vamos torcer para que no futuro seja um pouco melhor.”
Em 2022, a temporada do britânico foi afetada pelo mau desempenho do W13 da Mercedes, que depois de oito anos de vitórias mundiais consecutivas, este ano ficará aquém de suas próprias expectativas. Ainda assim, Hamilton se consola com o progresso feito pela equipe nos últimos meses, mesmo que ainda não tenham conquistado uma única vitória este ano.
“Para mim, ainda estou gostando do desafio e estou orgulhoso da força e do crescimento de nossa equipe em termos de relacionamentos, em termos de foco.
“Ver o quão duro todos trabalham em uma equipe é para mim, a coisa mais inspiradora.
“Eles saem da pista, voam no domingo à noite, estão no escritório na segunda-feira, tentando encontrar soluções, tentando decifrar o código.
“Isso é realmente impressionante porque é implacável nesta temporada. Eu sei que todos estão ansiosos pelas férias.”