F1: Hamilton faz história com 200º pódio e exalta Mercedes

O britânico Lewis Hamilton entrou para a história da Fórmula 1 no último domingo, ao conquistar seu 200º pódio na categoria. Com um terceiro lugar no GP da Hungria, o heptacampeão alcançou uma marca inédita e celebrou o feito com emoção.

Depois do final da corrida, Hamilton recebeu a notícia de seu engenheiro de corrida, Peter Bonnington, e não conseguiu conter a emoção. O piloto dedicou o feito à equipe Mercedes, agradecendo o apoio e o trabalho de todos envolvidos. “Não teria conseguido sem vocês. Estou muito orgulhoso de todos e grato a todos, aqui e na fábrica, pelo trabalho duro. Realmente grato por ter feito isso com vocês. Ótimo trabalho hoje”, disse Hamilton pelo rádio durante a volta de desaceleração.

Além de exaltar a Mercedes, o britânico também parabenizou a McLaren, equipe pela qual iniciou sua carreira na F1. Com a dobradinha de Lando Norris e Oscar Piastri, a equipe inglesa voltou ao topo do pódio após anos de dificuldades. “Fui contratado pela McLaren quando tinha treze anos”, lembrou Hamilton. “Sempre tive muito amor por essa equipe, e através da jornada que tivemos, onde conquistei meu primeiro título na F1, e depois eles passaram por um momento muito difícil, vê-los de volta lá em cima é realmente muito bom. Estou muito feliz. Vocês sabem que essa é minha antiga família, então estou realmente muito grato por estar aqui (no pódio) com eles”, acrescentou.

Mesmo com a marca histórica, Hamilton mostrou humildade ao ser questionado sobre o significado dos 200 pódios na F1. “Eu penso nesses caras (Norris e Piastri), eles são jovens. Eles estavam de fraldas quando eu comecei”, disse Hamilton, rindo. “Honestamente, isso me faz pensar em toda a jornada e todas as pessoas incríveis com quem tive a chance de trabalhar. No final das contas, acho que foi uma corrida difícil hoje (domingo) e definitivamente não achei que teria 200 pódios, mas o que eu fiz? Algo como 340 corridas? Então, não é um resultado ruim, mas não poderia ter feito isso sem todas essas grandes pessoas com quem trabalhei em ambas as equipes”, concluiu o piloto britânico.

Com 200 pódios em 345 largadas na Fórmula 1, Hamilton tem um aproveitamento de 57,97% de subidas ao pódio em suas corridas na categoria. O recorde anterior pertencia a Michael Schumacher, com 155 pódios. Sebastian Vettel ocupa a terceira posição, com 122, seguido por Max Verstappen, com 107.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.