F1: Hamilton homenageia Lauda após vitória em Silverstone

Lewis Hamilton viveu um fim de semana especial em Silverstone no GP da Inglaterra de Fórmula 1. Além de conquistar um recorde de nove vitórias em sua corrida em casa, o piloto britânico voltou ao topo do pódio pela primeira vez desde o GP da Arábia Saudita de 2021, há dois anos e meio.

A vitória foi particularmente significativa para Hamilton devido ao momento recente da Mercedes. Após o duro golpe no final da temporada 2021, a equipe alemã demorou para se adaptar às mudanças de regulamento implementadas em 2022, e conseguiu apenas uma vitória naquele ano, com George Russell no GP de São Paulo. Em 2023, nenhum triunfo foi conquistado.

No entanto, a Mercedes parece ter encontrado o caminho de volta ao sucesso este ano, apesar de um início ainda complicado no início de 2024. Desde o GP do Canadá, a equipe voltou a brigar na frente do grid. “A vitória de George na semana passada (no GP da Áustria) foi incrível, mas não foi baseada em ritmo puro”, disse Hamilton. “Acho que este fim de semana (Inglaterra) foi a primeira vez que vencemos com base apenas na velocidade do carro.”

Com as vitórias consecutivas de Russell no GP da Áustria e agora de Hamilton em Silverstone, a Mercedes encerra a primeira sequência de três corridas consecutivas da temporada 2024 em alta. Para Hamilton, o mérito da recuperação da equipe vai para o trabalho incansável dos engenheiros e mecânicos.

“Estou muito grato a todos na equipe”, afirmou o heptacampeão. “Acho que isso é um grande reconhecimento a todos. Niki (Lauda) definitivamente tiraria o chapéu para esse resultado. Todos continuaram trabalhando duro, todos na garagem continuaram aparecendo a cada fim de semana e não se deixaram abater pelos resultados negativos”, concluiu Hamilton.

O piloto britânico dedicou a vitória em Silverstone a Niki Lauda, lendário piloto, tricampeão na F1 e ex-presidente não-executivo da Mercedes, que faleceu em 2019. Com a volta aos bons resultados, a Mercedes volta a ser uma força a ser temida na disputa pelo campeonato de construtores em 2024.