Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, está convencido de que teria alcançado o quarto lugar no Grande Prêmio da Holanda de F1 se tivesse largado nessa posição, diferente de seu companheiro de equipe, George Russell, que começou em quarto, mas terminou em sétimo.
Hamilton enfrentou dificuldades na classificação, não conseguindo avançar para o Q3 pelo segundo ano em Zandvoort. Para piorar, ele recebeu uma penalidade de três posições no grid por bloquear Sergio Perez, o que o fez largar em 14º. Mesmo assim, o sete vezes campeão mundial conseguiu subir até o oitavo lugar ao final da corrida.
“Se eu me classificasse como deveria e não tivesse um problema na classificação, acho que teria o ritmo para definitivamente terminar no top 5. Se eu começasse em quarto, teria terminado pelo menos em quarto,” disse Hamilton.
Hamilton adotou uma estratégia diferente ao escolher por começar com pneus macios, enquanto os outros no top 10 escolheram os médios: “Planejamos fazer duas paradas e começamos no soft, era um pneu muito bom. Talvez, se eu tivesse feito uma parada, poderia ter conseguido um lugar melhor, talvez terminando uma posição à frente”, concluiu Hamilton.