Lewis Hamilton reacendeu a rivalidade na Fórmula 1 com Fernando Alonso, ao fazer uma provocação sobre o histórico de pódios do piloto da Aston Martin. A dupla protagonizou uma intensa disputa no passado, principalmente quando foram companheiros de equipe na McLaren em 2007.
Hamilton e Alonso são considerados dois dos maiores pilotos da história da Fórmula 1. O britânico conquistou sete títulos, além de superar marcas históricas de vitórias e pole positions, enquanto o espanhol venceu dois campeonatos consecutivos.
Apesar do respeito mútuo desenvolvido ao longo dos anos, os dois pilotos não perderam oportunidades de trocar provocações recentemente. Após uma colisão no GP da Bélgica de 2022, Alonso chamou Hamilton de ‘idiota’ pelo rádio e afirmou que o rival só sabia pilotar quando largava na primeira posição.
Em resposta, Hamilton publicou uma imagem dos dois pilotos no pódio de Indianápolis em 2007, com ele colocando a mão no ombro de um frustrado Alonso, após o britânico vencer um duelo direto entre eles.
A mais recente provocação ocorreu durante um jogo no canal oficial da Fórmula 1 no YouTube. Em um desafio, Hamilton precisava identificar um erro em uma imagem, que mostrava Alonso comemorando um pódio no GP da Holanda de 2023. O britânico ironizou: “Só ele está comemorando no pódio”.
Essa provocação faz referência à escassez de pódios de Alonso nos últimos anos, com o espanhol tendo ficado quatro temporadas sem subir ao pódio entre 2015 e 2018. Desde seu retorno à F1 em 2021, Alonso conquistou apenas nove pódios.
Hamilton, por outro lado, colecionou títulos durante o período de escassez de Alonso, e foi o único piloto da história a vencer pelo menos uma corrida na categoria em todas as temporadas desde sua estreia até 2022.
A rivalidade entre os dois pilotos promete continuar intensa, principalmente após a confirmação da transferência de Hamilton para a Ferrari a partir de 2025. Alonso já defendeu as cores da Scuderia entre 2010 e 2014, conquistando onze vitórias, e ficando perto do título em 2010 e 2012.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.