O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton revelou que, no momento em que abandonou a pista no Grande Prêmio dos Estados Unidos de F1, seu carro estava operando “com três rodas”. O britânico, que havia subido seis posições após largar em 18º, perdeu o controle na penúltima curva, onde ficou preso na área de escape.
Hamilton sugeriu que as novas atualizações da Mercedes podem ter contribuído para o incidente, visão que foi contestada pelo chefe da equipe, Toto Wolff, e pelo diretor técnico, James Allison. Segundo Allison, o problema pode ter ocorrido por manter o carro muito próximo ao solo, uma estratégia que aumente a performance, pode resultar em comportamento instável: “Esses carros gostam de ficar baixos. Mas, se você for longe demais, o carro começa a se comportar de maneira desagradável,” explicou Allison.
Hamilton detalhou o problema, mencionando que a traseira de seu W15 chegou a oscilar 12-15mm ao entrar na curva 19, afetada por um vento de cauda de 40 km/h: “Podemos ver nos dados que temos três rodas, então a roda esquerda começa a se mover, então o carro está basicamente se movendo,” comentou Hamilton. Ele ressaltou que as atualizações possam ser mais sensíveis a pistas irregulares, precisa de mais dados para entender os impactos dessas novas peças.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.