Lewis Hamilton acredita que o estilo de pilotagem de Max Verstappen, gerou muitas polêmicas e recentes penalidades, e só mudará se houver alterações nas regras ou nos circuitos da Fórmula 1. Após as penalidades que o Verstappen recebeu no GP do México, o Hamilton relembrou desafios semelhantes enfrentados em sua disputa pelo título em 2021.
Durante o último GP, as punições aplicadas tanto a Verstappen quanto a Lando Norris, por manobras semelhantes em diferentes corridas. Para Hamilton, as regras aplicadas hoje não diferem das de 2021, e ele acredita que o cenário permanecerá igual até que a FIA faça mudanças.
“As regras ainda são as mesmas de 2021. O que vimos comigo e Max ainda está acontecendo hoje e continuará até que eles façam uma mudança. Não tem nada a ver comigo no momento, mas se estivesse na disputa, talvez eu me posicionasse mais. Eu não acho que você tenha visto muita diferença em relação a 2021; é praticamente a mesma coisa,” disse Hamilton.
Para Hamilton, as mudanças nas áreas de escape das pistas atuais são um dos motivos por trás do estilo mais agressivo de alguns pilotos, já que circuitos antigos exigiam mais cuidado ao ultrapassar os limites da pista: “Se fosse cascalho ou grama, os pilotos não fariam essas manobras. Quando cheguei à Fórmula 1, corria contra Fernando (Alonso), que era firme e difícil de vencer, mas as pistas não tinham áreas tão grandes de escape”, comentou o heptacampeão.
Hamilton concluiu que a introdução de áreas mais amplas permitiu que os pilotos explorassem os limites sem grandes penalidades, o que, segundo ele, pode ter influenciado o estilo agressivo de alguns pilotos, incluindo Verstappen.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.