Lewis Hamilton foi oficialmente convocado para comparecer diante dos comissários da FIA, após a sessão de classificação para o GP do Catar de Fórmula 1.
O piloto da Mercedes foi convocado por ‘exceder o limite de tempo entre as linhas do Safety Car durante a classificação’, o que se refere ao tempo mínimo de volta no Q1.
Liam Lawson, Oscar Piastri e Yuki Tsunoda também estão sob investigação por violação das notas do diretor de corrida Niels Wittich, mas apenas Hamilton foi formalmente solicitado a comparecer perante os comissários.
Em Lusail, existe um tempo mínimo de volta de 1:46.000, no entanto, os pilotos não serão penalizados se for constatado que eles foram mais lentos do que o tempo mínimo por estarem saindo do caminho de outros carros que se aproximavam rapidamente.
A declaração completa dos comissários diz: ‘Suposta violação do Artigo 12.2.1 i) do Código Esportivo Internacional e não conformidade com a Nota do Evento do Diretor de Corrida (item 4.2, documento 16) – Exceder o limite de tempo entre as linhas do Safety Car durante a sessão de classificação’.
Carlos Sainz também está sob investigação por ‘pilotagem errática’ após um momento tenso na pista com Max Verstappen no Q2.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.