Lewis Hamilton teve a oportunidade de testar o carro da Ferrari de 2024 em Barcelona, marcando mais um passo em sua preparação para a estreia com a Scuderia na Fórmula 1 este ano. Após pilotar o SF-23, modelo de 2023, em duas ocasiões anteriores, Hamilton agora experimentou o carro que a Ferrari utilizou na temporada passada.
O SF-24, pilotado por Charles Leclerc e Carlos Sainz em 2024, garantiu à Ferrari o maior número de pódios na temporada, apesar da equipe não ter conquistado o campeonato de construtores, que ficou com a McLaren. O modelo de 2024 se mostrou mais previsível do que seu antecessor, carro com o qual Hamilton sofreu um acidente em Barcelona na semana passada.
Esse teste com o carro de 2024 foi autorizado, pois a Ferrari está colaborando com a Pirelli no desenvolvimento dos pneus que serão introduzidos em 2026. Para simular a perda de 20% de downforce prevista para os novos regulamentos, a Ferrari utilizou um SF-24 modificado, com níveis de downforce reduzidos, buscando replicar as características dos carros da próxima geração.
Hamilton completou 87 voltas, registrando o melhor tempo de 1:15.93s, mais de um décimo mais rápido que o companheiro de equipe Leclerc, que completou 86 voltas em seu período na pista.
A McLaren também participou dos testes com a Pirelli, utilizando um modelo ‘mula’ do MCL60, carro da temporada passada, sem os adesivos de patrocínio. Lando Norris pilotou o carro, completando 159 voltas, com o tempo mais rápido de 1:15.21s. Norris cederá o volante para Oscar Piastri nesta quarta-feira.