F1: Hamilton vence o GP da Inglaterra e quebra recorde de vitórias em um mesmo circuito

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio da Inglaterra deste domingo (7), realizado no tradicional circuito de Silverstone. Foi a vitória 104 da carreira do britânico, a nona em casa, estabelecendo o novo recorde de vitórias em um mesmo circuito – que dividia com o também heptacampeão Michael Schumacher.

Max Verstappen fez uma corrida sem erros, aproveitou a boa estratégia da Red Bull e terminou na segunda posição à frente de Lando Norris.

Se a Red Bull acertou nas paradas e decisões com Verstappen, o mesmo não se aplica a McLaren. A equipe de Woking errou em dois momentos cruciais, que lhe custaram a vitória com Norris e um possível pódio de Oscar Piastri. Como resultado, Norris teve que se contentar com a terceira posição e Piastri com a quarta.

A Ferrari também não tomou boas decisões com Charles Leclerc, que foi apenas o 14º, mas Carlos Sainz garantiu a quinta posição em um corrida sem intercorrências.

Nico Hulkenberg, da Haas, foi o sexto colocado à frente da dupla da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso, respectivamente na P7 e P8.

Alexander Albon, da Williams, em nono e Yuki Tsunoda, da RB, completaram a zona de pontuação do GP da Inglaterra.

F1 2024, Fórmula 1, GP da Inglaterra, Silverstone
Foto: XPB Images

A corrrida

Os quatro primeiros colocados largaram bem, enquanto Russell manteve a P1 depois das primeiras curvas.

Hamilton também não teve problemas, embora Norris tenha tentado por fora do piloto da Mercedes na Curva 3. Como resultado, Norris foi para fora da pista e perdeu a terceira posição para Verstappen.

Na volta 15, Norris aproveitou o DRS e ultrapassou Verstappen na disputa pela terceira posição. Com o carro muito mais lento, Verstappen nem esboçou defesa.

Hamilton se aproximou de Russell e conseguiu a ultrapassagem para liderar aa corrida, mas não durou muito.

A chuva veio por volta do giro 19 e a McLaren cresceu. Russell e Hamilton erraram e Norris aproveitou para tomar a P2 de Russell, antes de superar Hamilton e liderar a corrida.

Um pouco mais atrás, Piastri também superou a dupla da Mercedes e subiu para a segunda posição.

Na volta 22, Norris e Piastri eram os dois primeiros, seguidos pelos Mercedes de Hamilton e Russell. Verstappen era o quinto colocado.

Foi quando a chuva apertou e os pilotos foram para os pneus intermediários. Verstappen foi o primeiro do pelotão da frente e conseguiu uma boa vantagem. a McLaren chamou Norris, líder da corrida, mas deixou Piastri na pista, enquanto a Mercedes foi com os dois pilotos.

Piastri, por ter ficado uma volta a mais com os pneus slicks, voltou atrás do Sainz na sexta posição. Verstappen se deu bem e tomou a P3 de Russell.

Russell perseguia Verstappen pela terceira posição, mas abandonou a corrida na volta 35 com problemas hidráulicos.

Norris, Hamilton e Verstappen eram os três primeiros na volta 37. Sainz, 11 segundos atrás de Verstappen era o quarto colocado, seguido por Piastri, que pressionava o espanhol.

O sol saiu e a pista secou rapidamente. Na volta 39, Hamilton e Verstappen foram aos boxes e voltaram com pneus slicks. Hamilton de macios e Verstappen de duros.

Piastri também foi aos boxes e voltou com pneus médios. Norris parou apenas uma volta depois e retornou com macios, mas atrás de Hamilton. Era o segundo erro da McLaren na corrida, primeiro com Piastri, depois com Norris. Além de chamar o britânico uma volta depois, o pit-stop foi de 4,5s – Norris errou o ponto de parada nos boxes e a equipe de mecânicos foi obrigada a se deslocar alguns centímetros para realizar a troca dos compostos.

Na volta 42, Hamilton, Norris e Verstappen eram os três primeiros.

Verstappen perseguia Norris na busca pela segunda posição e conseguiu a manobra na volta 48. Norris tentou a defesa por dentro, mas Verstappen foi por fora e conseguiu a P2. Uma volta depois, Verstappen tinha 1,5s de vantagem para Norris impossibilitando Norris de usar o DRS.

Confira o resultado do GP da Inglaterra:
1) Lewis Hamilton (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
7) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
8) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
11) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
14) Charles Leclerc (Ferrari)
15) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
16) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
17) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
OUT) George Russell (Mercedes)
OUT) Pierre Gasly (Alpine/Renault)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.