A decisão da Red Bull Racing de promover Liam Lawson para a equipe principal na temporada 2025 da Fórmula 1 como substituto de Sergio Perez, não agradou a todos. O ex-piloto de F1 e atual comissário da FIA, Johnny Herbert, afirmou que Yuki Tsunoda, companheiro de Lawson na equipe RB, seria a escolha mais adequada para ocupar a vaga ao lado de Max Verstappen.
Lawson, que disputou apenas onze GPs até o momento, foi anunciado como o novo parceiro de Verstappen após um desempenho muito fraco de Perez em 2024. Tsunoda, por sua vez, permanecerá na equipe RB por mais uma temporada.
Para Herbert, a Red Bull errou na escolha: “O piloto que mais me impressionou foi Yuki”, disse ele ao Plejmo.com.
Herbert elogiou a determinação e o estilo agressivo de Tsunoda. “Gosto da sua garra. Ele não tem medo de falar o que pensa, seja sobre sua equipe ou outros pilotos. Esse tipo de mentalidade é essencial para competir contra os melhores.”
O ex-piloto também destacou o desempenho de Tsunoda nas sessões de classificação e sua resistência mental como diferenciais importantes: “Nas sessões de classificação, ele se destaca. Não sei se ele venceria Max, mas acho que a disputa seria apertada. É disso que a Red Bull precisa”, acrescentou.
Enquanto Tsunoda acumula experiência e consistência após quatro temporadas na Fórmula 1, Lawson terá a oportunidade de mostrar seu valor ao lado de um dos pilotos mais dominantes da atualidade. A decisão da Red Bull promete gerar discussões, e resta saber se a carreira de Lawson pode ser prejudicada no futuro com essa promoção.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.