F1: Herbert diz que Doohan pode rapidamente perder vaga na Alpine

A carreira de Jack Doohan na Fórmula 1 pode estar ‘por um fio’, mesmo antes de começar direito, após a Alpine ter contratado Franco Colapinto como piloto reserva no mês passado. O ex-piloto de F1 e atual comentarista, Johnny Herbert, acredita que Doohan será substituído por Colapinto ‘num piscar de olhos’ na Alpine, caso cometa algum erro.

Doohan vindo da academia da Alpine, teve sua vaga de piloto titular em 2025 confirmada em agosto passado, no entanto, no mês passado, foi anunciado que Colapinto também havia sido contratado. Após sua passagem de nove corridas pela Williams, substituindo Logan Sargeant, Colapinto foi rapidamente contratado pela Alpine para se tornar seu terceiro piloto e reserva.

Há relatos de que Doohan tem contrato apenas para as cinco ou seis primeiras corridas da temporada 2025, com muitos esperando que Colapinto corra pela Alpine em algum momento deste ano. Herbert também ouviu que Doohan já está sob pressão significativa e alertou que o consultor da equipe francesa, Flavio Briatore, o trocará rapidamente por Colapinto se um erro for cometido.

“Acho que Jack Doohan vai acreditar que já está com o tempo contado, quando converso com as pessoas, elas sentem exatamente a mesma coisa”, disse Herbert ao Casinoutanspelpaus. “Doohan tem que entregar, e se ele não entregar contra Pierre Gasly, eu conheço muito bem Flavio Briatore, Doohan estará fora. Ele estará fora num piscar de olhos. Então a pressão está sobre seus ombros agora para que ele tenha um bom desempenho.”

Dos seis estreantes como titulares este ano, Doohan é de longe o que corre mais risco de uma saída precoce. É uma posição infeliz para o piloto australiano, dada a lealdade que ele demonstrou à Alpine nos últimos anos. No entanto, como apontado por Herbert, a pressão faz parte de estar no auge do automobilismo, com Doohan simplesmente precisando ter o seu melhor desempenho.

“Isso faz parte do esporte, infelizmente, especialmente na Fórmula 1, nem sempre é cheio de rosas. É uma enorme quantidade de pressão para Doohan, mas esse é o acordo. Você tem que entrar no carro e tem que ter um bom desempenho. E Gasly é um piloto que está muito confortável na equipe no momento. Há muito apoio para ele nessa equipe, obviamente por ser francês. Mas agora depende de Doohan. Ele tem uma enorme quantidade de pressão sobre seus ombros porque Franco estará lá nos boxes. Ele estará lá na TV com ele meio que por cima do ombro de Briatore e onde quer que seja. E é aí que todos esses pequenos elementos de dúvida começam a entrar em jogo. E a dúvida é algo que você definitivamente não quer”, finalizou Herbert.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.