F1
|
27 de março de 2023 12:18

F1: Hill acredita que Sergio Perez foi ‘mal interpretado’ pela McLaren em 2013

O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1996, Damon Hill, afirmou que a McLaren ‘interpretou erroneamente’ Sergio Perez, depois que eles o deixaram ir após apenas uma temporada na equipe.

Perez assinou como piloto da McLaren em 2013, substituindo Lewis Hamilton, que havia se mudado para a Mercedes, mas o mexicano acabou tendo uma temporada fraca, e foi substituído por Kevin Magnussen para o ano seguinte.

Naquela que foi sua terceira temporada na F1, Perez terminou em 11º na classificação de pilotos, 24 pontos atrás do então companheiro de equipe, Jenson Button.

Apesar desse golpe inicial, Perez fez coisas maiores e melhores, garantindo sua primeira vitória em 2020 com a Racing Point (atual Aston Martin), antes de ajudar a Red Bull a recuperar o título de Construtores em 2022.

Sua sorte é oposta à da McLaren, que se encontra em último lugar na classificação de 2023, sendo uma das duas equipes que ainda não marcou nenhum ponto este ano, ao lado da AlphaTauri.

Agora, Damon Hill acusou a McLaren de ‘interpretar erroneamente’ Perez durante sua conturbada temporada de 2013.

“Sempre fiquei impressionado com Checo (Perez), desde quando ele liderou aquela corrida na Malásia (GP da Malásia em 2012) no molhado com a Sauber (atual Alfa Romeo-Sauber)”, disse Hill ao podcast F1 Nation. “Foi seu primeiro pódio (P2, entre o vencedor Fernando Alonso da Ferrari e o P3 Lewis Hamilton da McLaren) e eu me lembro de pensar: ‘Esse cara é bom’. Eu o observei ao longo de sua carreira e continuei dizendo: ‘Porque ninguém dá uma chance para esse cara?’,” afirmou Hill.

Hill foi então interrompido pelo anfitrião, Tom Clarkson, que sugeriu que a McLaren lhe deu uma oprtunidade, mas Perez não estava pronto para isso.

“Esse é um fato muito triste”, respondeu Hill. “Acho que ele foi mal interpretado. Acho que seu estilo descontraído foi interpretado por aquela equipe como tímido e sem esforço. Mas acho que isso foi um erro.”

“Só acho que eles decidiram que ele não se encaixava bem em sua mentalidade, para o que eles queriam, e acho que deu errado a partir daí. Ele abriu seu caminho de volta e agora está em uma equipe como a Red Bull, e é duro o suficiente para lidar com a pressão que você recebe em uma equipe como a Red Bull”, acrescentou Hill.

Embora Perez tenha sobrevivido aos estágios iniciais de sua carreira na Red Bull, a próxima questão é se ele pode representar um sério desafio pelo título contra o companheiro de equipe Max Verstappen, mas Hill não está convencido disso.

“Tenho certeza que eles (Red Bull) vão permitir que Perez lute pelo título”, disse Hill. “Mas acho que eles vão preferir que Max vença e acho que acabará vencendo. Só não acho que Checo tenha a velocidade e a crueldade máximas que Max tem, e o compromisso de ser rápido”, finalizou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.