A Williams esperava estar bem mais à frente na tabela de tempos nos treinos livres para o GP de Mônaco de Fórmula 1, mas Alex Albon encerrou o dia em P19 e Logan Sargeant em P20.
Dave Robson, chefe de desempenho: “Hoje foi um pouco confuso com Alex mostrando um ritmo decente no TL1, mas depois ele danificou o carro no final da sessão. Até aquele ponto, ele estava fazendo um progresso constante e estávamos estudando as novas peças do carro. Embora sua equipe tenha feito um excelente trabalho para preparar o carro para o TL2, não havia tempo suficiente para que Alex realmente entendesse as condições da pista e o pneu macio para a qualificação. Se pudermos recuperar o ritmo que tivemos no TL1, ainda podemos montar um desafio qualificação. No entanto, perder grande parte de uma sessão em Mônaco é muito caro, e precisaremos trabalhar duro durante a noite e durante o TL3 para compensar o tempo perdido. Logan pilotou bem, e embora já tenha pilotado aqui antes nas categorias juniores, enfrentar as ruas de Monte Carlo em um carro de F1 é um desafio diferente. Ele manteve as sessões limpas e progrediu em seu aprendizado e compreensão da configuração ao longo do dia. Seu ritmo estava um pouco fora de onde ele queria, mas com um pouco mais de trabalho esta noite, ele pode ter um dia forte amanhã e aproveitar mais na qualificação”, concluiu.
Albon: “Foi um grande trabalho da equipe preparar o carro para o TL2, apesar de estar um pouco comprometido naquela sessão. Precisamos dar uma olhada esta noite para ver se podemos melhorar o carro, no entanto, é complicado na pista, mas acho que é complicado para todos. Parece que sempre acontece em Mônaco, como se você estivesse no fio da navalha, mas é porque você está sempre no limite. Em última análise, acho que precisamos encontrar mais alguns décimos para lutar pelo Q2, mas vamos tentar fazer isso”, acrescentou.
Sargeant: “O primeiro dia aqui em Mônaco acabou e é sempre um privilégio pilotar nessa pista. Não estamos exatamente onde queríamos estar e estamos perdendo algum ritmo, mas do ponto de vista da pilotagem, acho que eu estava pilotando bem e isso é positivo. Vamos ver como podemos melhorar o carro para amanhã e vamos de novo”, finalizou o piloto americano.