O chefe da Red Bull, Christian Horner acredita que em algum momento os designs da nova geração de carros da Fórmula 1 irão convergir, especialmente após o momento de glória da Aston Martin no GP do Bahrein.
Embora nesta temporada os carros da Red Bull, Ferrari e Mercedes, mais uma vez apresentem conceitos de design muito diferentes, mais abaixo no grid, pelo menos com base na classificação do ano passado, algumas equipes integraram a filosofia da Red Bull.
O caso mais notável é o AMR23 da Aston Martin, o carro que terminou em terceiro no GP do Bahrein, com Fernando Alonso.
A notável semelhança do AMR23 com o carro da Red Bull, fez Helmut Marko questionar a legalidade, já que o AMR23 foi trazido à vida por dois ex-funcionários da Red Bull, Dan Fallows e Andrew Alessi.
Embora ainda seja muito cedo para julgar, a Aston Martin parece ser a concorrente mais próxima da Red Bull nesta temporada, ou pelo menos o terceiro carro mais rápido, também atrás da Ferrari.
Questionado se ele estava surpreso que os principais rivais da Red Bull não tenham mudado para o design da Red Bull, já que parece ser o melhor, Horner disse que espera que mais equipes o sigam nas próximas semanas e meses.
“Acho que as janelas operacionais desses carros são muito estreitas, e cada equipe entre as três primeiras parece desenvolver seu próprio tema”, disse ele à imprensa.
“Uma equipe adotou nosso tema e ganhou muito, então acho que em algum momento vai convergir e você sabe que isso pode acontecer durante uma temporada”, disse ele.
Questionado se isso poderia acontecer dentro do ‘ciclo de vida’ dos regulamentos atuais, Horner afirmou: “Pode convergir em duas semanas.”
“Vamos ver em mais alguns circuitos, mais alguns asfaltos diferentes, como os pneus funcionam nesses locais. Acho que as coisas podem mudar rapidamente”, concluiu Horner.