A Mercedes detém o atual recorde de mais vitórias em uma temporada na Fórmula 1 com 19, mas há uma chance de que a Red Bull possa superar isso em 2023. De fato, Max Verstappen e Sergio Perez podem até vencer todos os GPs este ano se a concorrência não evoluir. Christian Horner não acredita que tal domínio possa acontecer.
Nunca antes na história da Fórmula 1, uma mesma equipe venceu todas as corridas do ano, então Horner argumenta que cruzar a linha de chegada em primeiro em todos os GPs, é uma tarefa enorme. “Você tem 23 corridas (na verdade 22 agora, depois do cancelamento de Ímola), circuitos de rua, o clima provavelmente vai influenciar em Silverstone, confiabilidade, estratégia, e um elemento de sorte. Vencer 23 corridas é inimaginável”, disse Horner.
O chefe da Red Bull falou ao The Financial Times, que não está nem um pouco preocupado com recordes como este. “Sempre há coisas que podem mudar. Estamos voltando para a parte europeia e grandes atualizações estão chegando (para as equipes concorrentes). Se você acreditar na Mercedes, eles têm um carro completamente novo.”
A Mercedes iria implementar um grande pacote de atualizações em Ímola, que agora foi adiado para Mônaco. Isso provavelmente não permitiria que eles atacassem diretamente a Red Bull, mas pelo menos os tornaria muito mais competitivos.
Quando Horner foi questionado se acredita na Mercedes, ele disse rindo: “Não vou responder a essa pergunta. A Ferrari tem atualizações chegando e a concorrência começará a aparecer. É muito fácil se deixar levar, mas há desenvolvimentos acontecendo em outras equipes que irão aproximar o grid”, finalizou o chefe da Red Bull.