Alguns chefes de equipe na Fórmula 1, não vêem a necessidade de aumentar a quantidade de testes de pré-temporada, apesar das queixas de alguns pilotos de que três dias são insuficientes.
Fernando Alonso apontou na semana passada, que dividir o teste entre os dois pilotos de uma equipe, significa que cada um tem apenas um dia e meio. “Isso é um pouco injusto”, disse o piloto da Aston Martin. “Como eu já falei anteriormente, este é o único esporte no mundo que você faz um dia e meio de treinos e depois vai para um campeonato mundial”, acrescentou o espanhol.
O piloto da Mercedes, George Russell, pediu recentemente que a F1 permita que as equipes utilizem dois carros durante os testes, para dar aos pilotos mais oportunidades de testar e se acostumar com os novos carros. No entanto, os chefes de equipe da categoria não desejam aumentar a quantidade de testes, pois isso aumentaria os custos.
Christian Horner, chefe da Red Bull, disse que três dias são suficientes, sob os regulamentos atuais. “Veja a confiabilidade geral que tivemos esta manhã”, disse ele na conferência de imprensa da FIA no Bahrein hoje mais cedo.
Horner disse que limitar a quantidade de testes ainda mais, pode criar mais imprevisibilidade. “Esses regulamentos são bastante estáveis. Quero dizer, pode-se até argumentar o oposto, quando você olha para a confiabilidade e assim por diante, quase poderia dizer que com a quantidade de corridas atualmente, por que não fazer só dois dias de testes e já correr?”, questionou.
“Se isso criar um grid mais misturado no início da temporada, isso não é uma coisa ruim, e você tem o suficiente do ano para resolver qualquer questão.”
“Com o motor atual, com os regulamentos atuais, acho que três dias são suficientes”, acrescentou.
No entanto, Horner acredita que mais testes serão necessários quando a F1 introduzir novos regulamentos técnicos para a temporada de 2026, que incluirá uma nova especificação para as unidades de potência.
“Para 2026 é uma perspectiva muito diferente, porque obviamente tudo será novo em termos do conceito de motor e chassi”, concluiu Horner.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.