O domingo da Red Bull em Mônaco foi de opostos, enquanto Max Verstappen garantiu a sexta vitória da equipe em seis corridas nesta temporada, Sergio Pérez cruzou a linha de chegada no fundo do grid em P16.
“Estava nervoso desde o momento em que a luz vermelha acendeu e quando eles tiraram os cobertores dos pneus e vi vários pneus duros. Pensei: ‘tudo bem, tem previsão de chuva e eles podem ir longe o suficiente se os médios se degradarem’, disse Christian Horner à Sky Sports.
“A primeira coisa foi manter a posição na largada e Max fez isso. Tentamos construir uma vantagem e permanecer aguardando como o tempo se comportaria”. A chuva de fato veio na volta 55 e a Red Bull correu um pouco de risco no momento de chamar Verstappen para os boxes.
“Talvez tenhamos feito um stint muito longo antes de ir para o intermediário, e se Alonso tivesse escolhido o intermediário, teria sido muito mais apertado e colocaria mais pressão em nosso pit stop”, comentou o chefe da Red Bull.
“Felizmente, Alonso colocou o pneu slick e, nesse ponto, Max não correu riscos indo para os boxes. Quando você é o carro da frente, só pode perder. Você tem que trabalhar com as condições”, continuou.
Fernando Alonso acabou colocando pneus duros ao invés dos intermediários quando a chuva iniciou, assim, o bicampeão teve que fazer uma segunda parada em seguida a fim de calçar os pneus de faixa verde. Com isso, a liderança de Verstappen não foi ameaçada.
Sobre Sergio Pérez, Horner destacou: “Sim, foi um fim de semana difícil para Checo. Quer dizer, tudo deu errado ontem. E nas primeiras voltas, tentamos uma estratégia muito agressiva, uma parada na primeira volta.”
“Atrás dos carros mais lentos ele começou a recuar. Então ele teve uma disputa [com Kevin Magnussen] que causou danos na asa dianteira, precisamos fazer outra parada. Portanto, ele não marcou pontos hoje, mas estará de volta em Barcelona”, afirmou Horner à Viaplay.