F1: Horner confirma que Ricciardo quer um lugar na Red Bull em 2025

Daniel Ricciardo fará seu retorno como piloto titular na Fórmula 1, no GP da Hungria neste próximo final de semana, após ter sido confirmado na semana passada como substituto de Nyck de Vries na AlphaTauri pelo restante da temporada.

O australiano afirmou anteriormente, que voltar ao cockpit da Red Bull, do qual saiu no final de 2018, representaria um ‘final de conto de fadas’ para sua carreira na F1. O atual campeão, Max Verstappen, tem contrato até 2028 com a equipe, mas o contrato atual de seu companheiro de equipe, Sergio Perez, termina no final de 2024, e as dificuldades recentes de Perez podem abrir espaço para Ricciardo.

No podcast F1 Beyond the Grid, o chefe da Red Bull, Christian Horner comentou: “No momento, há algo apenas até o final da temporada. Portanto, não há pensamentos ou expectativas além disso. Emprestamos Daniel para a AlphaTauri até o final do ano. Obviamente, nossos pilotos serão Max e Checo novamente no próximo ano. Mas é sempre bom ter talento em reserva.”

“Acredito que Daniel veja a AlphaTauri como uma oportunidade para disputar uma vaga na Red Bull em 2025. Esse é o seu objetivo principal. E ao ir para a AlphaTauri, acredito que ele veja isso como a melhor maneira de mostrar seu potencial para 2025”, acrescentou.

Ricciardo retornou à Red Bull no início deste ano como piloto reserva, depois de ter seu contrato com a McLaren interrompido após dois anos conturbados.

Horner reiterou sua posição de que o Ricciardo que ele encontrou em seu retorno, é muito diferente daquele que saiu para a Renault (atual Alpine) no final de 2018.

“Realmente não reconheci o Daniel nos últimos dois anos, aquele com quem estávamos tão acostumados, que cresceu conosco”, disse ele. “Ele chegou e pilotou no simulador um dia depois de Abu Dhabi no ano passado, ou alguns dias depois de Abu Dhabi. Foi um completo desastre, pois ele tinha adquirido todos os maus hábitos imagináveis quando estava trabalhando com seu engenheiro anterior”, acrescentou Horner.

Porém, depois disso o australiano se recuperou rapidamente e após várias performances impressionantes no simulador este ano, Ricciardo recebeu a oportunidade de voltar a pilotar um carro de Fórmula 1 pela primeira vez desde dezembro de 2022, em Silverstone na última terça-feira no teste de pneus da Pirelli.

O chefe da Red Bull continuou: “O que mais me impressionou quando fui ver o teste, foi que considerando que ele não tinha pilotado este carro, não tinha estado em um carro de F1 por sete meses, na terceira ou quarta volta ele já estava com um tempo que estava a menos de um segundo do que nossos pilotos estavam alcançando em Silverstone.”

“Então, em sua primeira volta real, por assim dizer, com pneus comparáveis, você podia ver sua confiança crescendo e provavelmente sua sétima volta do dia, o colocaria na primeira fila do grid. Foi extremamente impressionante,” disse ele.

Horner destacou que ficou feliz em ver que Ricciardo ainda era capaz de operar em alto nível, e que o antigo Daniel ainda estava lá.

Quanto à substituição de De Vries na AlphaTauri antes das férias, Horner afirmou que foi a opção mais lógica entre todas as disponíveis para a Red Bull.

“Ficou claro que a situação estava se tornando difícil para Nyck de Vries, mas havia grandes expectativas sobre ele, porque, embora novato na Fórmula 1, ele é um piloto muito experiente”, disse Horner.

“Acho que havia um sentimento geral de que Nyck não estava alcançando o desempenho esperado. E então a pergunta era: ‘Quais são as opções se quisermos fazer uma troca?’, e do ponto de vista da Red Bull, a opção mais interessante para mim, era ver como Daniel se sairia. Essa foi a decisão que tomamos. Tudo aconteceu muito rápido. E aqui ele está para o GP da Hungria”, encerrou Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.