Em 2021 a Red Bull ultrapassou o limite orçamentário da Fórmula 1 em mais de US$ 2 milhões. Como resultado, a equipe recebeu uma penalidade que consistiu em uma multa de US$ 7 milhões e 10% menos tempo no túnel de vento em 2023. O chefe da equipe, Christian Horner afirmou que isso deu motivação extra à equipe.
A Red Bull conseguiu uma dobradinha na primeira corrida de 2023, no Bahrein, e parece que essas penalidades tiveram pouco efeito sobre a equipe, como praticamente todo o paddock da F1 já imaginava que seria. Segundo Horner, há até efeitos positivos dentro do time por causa disso. “Acho que deixou todos nervosos e promoveu a eficiência. O que perdemos de tempo do túnel de vento, ganhamos em motivação”, disse Horner ao Autosport.
Portanto, a penalidade ainda não parece ter afetado o desempenho da Red Bull, e nem deve afetar. De fato, a equipe começou 2023 como fechou 2022 com um vitórias. Mas Horner acha que pode haver consequências de longo prazo para a equipe. Na verdade, ele já está olhando para 2024. “É algo que você deve olhar para 12 meses. Isso afeta não apenas o carro deste ano, mas também o carro do próximo ano”, concluiu Horner, sem demonstrar nenhuma preocupação sobre suas próprias palavras.