Foto: XPB Images
Christian Horner, chefe da equipe Red Bull, não poupou elogios ao desempenho de Max Verstappen após a surpreendente pole position conquistada para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 2025. Em uma volta descrita como “insana” por seu engenheiro de corrida Gianpiero Lambiase, Verstappen superou os favoritos da McLaren e garantiu a primeira posição no grid em Suzuka com o tempo de 1m26s983, um novo recorde da pista.
O desempenho do atual tricampeão da Fórmula 1 impressionou por ter ocorrido em um fim de semana até então dominado por Lando Norris e Oscar Piastri, que haviam liderado as sessões de TL1, TL2, TL3, além de Q1 e Q2. No entanto, no momento decisivo da Q3, Verstappen conseguiu extrair o máximo do RB21 e desbancou os adversários por margens mínimas: 0s012 à frente de Norris e 0s044 sobre Piastri.
“Foi inacreditável. Não esperávamos isso”, disse Horner à Sky Sports F1. “Sobre o Max, o que podemos dizer? Uma volta simplesmente espetacular. Ele extraiu cada gota de desempenho do carro. Ele e sua equipe de engenharia trabalharam muito na preparação, especialmente para colocar os pneus na janela certa. Ele tirou tudo que o carro podia dar hoje.”
O chefe da Red Bull também destacou o quanto esse resultado foi inesperado diante da forma que a equipe apresentou nos treinos. “Conseguir essa pole foi completamente fora do que vínhamos observando até então. Um resultado enorme para ele e um grande impulso para toda a equipe”, acrescentou.
Verstappen enfrentou dificuldades ao longo do fim de semana com o RB21, a ponto de classificá-lo como “inguíavel” em determinado momento. Mesmo assim, a equipe seguiu testando soluções para encontrar um equilíbrio ideal no carro — e acertou em cheio quando mais importava.
“Viramos o carro do avesso neste fim de semana”, explicou Horner. “Testamos diferentes caminhos e o Max, junto com seus engenheiros, fizeram um trabalho brilhante para colocar o carro na janela certa, além de posicionar os pneus no ponto ideal. Eles conseguiram juntar tudo na hora certa.”
Apesar do resultado positivo, Horner reconheceu que os pilotos da McLaren tinham condições de superar Verstappen caso tivessem encaixado voltas perfeitas. “Se a McLaren tivesse juntado seus melhores setores, teoricamente seriam meio décimo mais rápidos. Mas eles não conseguiram. O Max, por outro lado, não deixou nada na mesa. Essa foi uma das melhores voltas da carreira dele em uma classificação.”
Enquanto Verstappen brilhou, seu novo companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, teve um sábado difícil em casa. O japonês cometeu erros logo no início da Q2 e não conseguiu avançar à Q3, ficando com o 15º tempo. Porém, herdará a 14ª posição no grid devido à punição aplicada a Carlos Sainz, que perdeu três posições por atrapalhar Lewis Hamilton na Q2.
A corrida em Suzuka será disputada na madrugada deste domingo, às 2h (horário de Brasília), com cobertura em tempo real do F1MANIA.NET. A Band exibe a prova ao vivo na TV aberta, enquanto o F1 TV Pro transmite todas as imagens da prova por streaming.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.