Após a quarta vitória e a terceira dobradinha na temporada 2023 da Fórmula 1, a Red Bull pode estar muito orgulhosa dos resultados até agora. No entanto, há um leve problema pairando sobre a equipe, devido ao seu tempo de teste reduzido no túnel de vento, como punição por ter violado o limite de orçamento em 2021. Falando à imprensa no Azerbaijão, Max Verstappen e o chefe da equipe, Christian Horner, discutiram as possíveis consequências dessa penalidade.
Pelos resultados obtidos até agora este ano, não se pode dizer que a Red Bull esteja trabalhando com alguma desvantagem. Como punição por violar o limite de orçamento em 2021, a equipe recebeu 10% menos tempo de teste no túnel de vento este ano. Por enquanto, isso não parece ter um impacto negativo nos resultados, mas há alertas regulares de que essa penalidade pode começar a prejudicar a Red Bull ao longo da temporada.
“Acho que é por isso que temos que garantir que continuemos a nos desenvolver muito bem por enquanto”, disse Verstappen. “Quando chegar a hora em que a penalidade cause efeito, espero que ainda tenhamos uma grande diferença à frente. Mas é por isso que agora é muito importante marcar todos esses resultados positivos”, disse o holandês.
Como a penalidade foi anunciada já há bastante tempo, isso permitiu que a equipe se antecipasse a essa restrição, afrmou Horner.
“Desde outubro do ano passado, temos que ser muito seletivos em como usamos nosso tempo no túnel de vento, mas já temos um ponto de partida sólido. Portanto, é aí que está o nosso foco”, concluiu Horner.
Mas de qualquer maneira, é quase unanimidade no paddock da Fórmula 1 que essa penalidade de tempo no túnel de vento, na prática, afetou muito pouco a Red Bull, por isso várias pessoas consideraram uma pena muito branda, pela infração cometida pela equipe.