F1
|
20 de fevereiro de 2025 15:08

F1: Horner explica troca do engenheiro de corrida de Lawson

Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, comentou a decisão de não manter o engenheiro de corrida de Sergio Perez com Liam Lawson na temporada 2025 da Fórmula 1, descrevendo-a como uma ‘mudança natural’. Lawson foi promovido para a Red Bull ao lado de Max Verstappen, após o desempenho desastroso de Perez em 2024, que culminou em sua demissão da equipe no final da temporada passada.

Hugh Bird, que trabalhou com Perez durante suas quatro temporadas na equipe, será substituído por Richard Wood, que era engenheiro de performance da Red Bull. Wood já tem experiência na função, pois substituiu Bird durante a licença paternidade do engenheiro no GP da Holanda de 2024.

Alguns fãs de Perez criticaram Bird no final da temporada passada, alegando que sua comunicação confusa contribuiu para as dificuldades do piloto. Perez defendeu seu engenheiro, e Horner garantiu que isso não influenciou a decisão de Bird não continuar na função com Lawson.

Horner explicou que Bird agora terá um papel na fábrica, o que permitirá que a Red Bull utilize sua experiência na pista e, ao mesmo tempo, lhe dê mais tempo em casa. “Bem, foi uma mudança natural. Hugh recentemente aumentou sua família e suas habilidades podem ser muito bem utilizadas dentro da fábrica, então foi uma situação em que todos ganharam. Ele terá algumas noites a mais em casa, mas ao mesmo tempo, desempenha um papel fundamental em nosso departamento de dinâmica de veículos, trazendo todo o conhecimento e experiência da pista para esse departamento. Ele é um engenheiro incrivelmente brilhante e será um trunfo para isso, e ao mesmo tempo, faz parte da evolução natural da equipe, onde dá a Woody a chance de assumir a função de engenheiro de Liam, então foi apenas uma junção natural para que isso ocorresse”, disse ele.

A promoção de Lawson para a equipe principal da Red Bull, ocorre apesar dele ter participado de apenas onze GPs na F1, mas Horner está convencido de que o neozelandês possui a resiliência mental necessária para crescer ao lado de Verstappen. “O trabalho de Liam é bem claro. Ele está lá para tentar fornecer o máximo de suporte possível, não há expectativa de que ele supere um tetracampeão de F1. Se ele vencer, fantástico, e não há nenhuma ordem dizendo que ele não pode, mas acho que é uma questão de tentar tirar a pressão de Liam o máximo que pudermos. Ele faz parte da nossa equipe há alguns anos como piloto de testes e reserva, e uma das coisas que realmente nos impressionou nele é sua força mental e resiliência, e acho que ser companheiro de equipe de Max, é provavelmente o trabalho mais difícil na Fórmula 1. Faremos o nosso melhor para protegê-lo e desenvolvê-lo, e ele tem apenas onze GPs em seu currículo, mas acho que ele tem toda a capacidade, talento e força mental para lidar com isso”, encerrou Horner.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.