O chefe da Red Bull, Christian Horner, falou sobre os problemas que sua equipe enfrentou no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, mesmo com o domínio demonstrado em Jeddah.
Tanto Sergio Perez quanto Max Verstappen tiveram problemas durante a corrida, antes de garantirem uma dobradinha liderada pelo mexicano.
Perez ficou preocupado com um pedal de freio muito longo, enquanto Verstappen relatou que estava tendo as mesmas vibrações e ruídos, de quando teve o eixo de transmissão quebrado durante o Q2 no sábado.
Quando chamado no rádio pela Red Bull para administrar seu ritmo e essencialmente levar o carro para casa sem pressionar mais, Perez questionou se a mesma informação havia sido repassada a Verstappen, pois naquele momento, ambos poderiam tentar a volta mais rápida da corrida para obter o ponto extra, que até então era do mexicano.
Perez voltou a este assunto na entrevista pós-corrida, pedindo uma revisão interna do processo de comunicação da equipe, pois Verstappen pressionou mais e conseguiu a volta mais rápida, mas segundo Perez, ele também tinha condições de fazer isso, e só não fez devido ao pedido da equipe.
Horner falou sobre o assunto, citado pelo Motorsport.com: “Sempre haverá isso quando você for o carro da frente, então é totalmente normal. Acho que para nós, como equipe, estávamos preocupados se havia um problema de confiabilidade, e como lidaríamos com isso?”
O chefe da Red Bull continuou dizendo que não houve ordens de equipe em nenhum momento durante o GP da Arábia Saudita, com os dois pilotos livres para competir entre si novamente, uma vez que ficou claro que não havia preocupação real com a confiabilidade.
“Assim que vimos que não havia problemas que pudéssemos observar nos dados, era uma questão de deixá-los continuar e, basicamente, ambos gerenciando as últimas cinco voltas. Os únicos debates sobre como controlar o ritmo, foram quando o problema com o eixo de transmissão de Max se tornou predominante”, disse Horner.
Falando na Sky F1, Horner acrescentou: “Nós conversamos sobre ordens de equipe no briefing, e ambos estavam livres para correr, mas mantendo tudo limpo.”
Verstappen conseguiu roubar o ponto da volta mais rápida de Perez, e assim garantiu a liderança no campeonato de pilotos, no momento.
Mas Horner afirmou não estar preocupado com isso. “Então eu acho que ele mesmo (Perez) já chegou a conclusão que não valia a pena tentar brigar por isso. Ambos tinham as informações, e era óbvio porque Checo estava perguntando. Ele sabia que Max ia tentar.”
“Acho que você passa a mensagem para o piloto, e é claro que o interesse da equipe é maximizar os pontos e, a qualquer momento, você sente que pode ter um problema de confiabilidade, e obviamente precisa gerenciar isso”, concluiu Horner.
Dessa forma, Verstappen segue para Melbourne com 44 pontos em seu nome após as duas primeiras corridas da temporada 2023, um ponto à frente do companheiro de equipe, Perez.