Apesar do consultor da Red Bull, Helmut Marko, já ter afirmado que existem conversas com Nyck de Vries para ocupar a vaga de Pierre Gasly na AlphaTauri, o chefe da equipe, Christian Horner disse que nada foi decidido ainda e não se pode supor que Gasly já saiu da equipe.
Na verdade, ele reafirmou que o francês continua sendo um piloto contratado da equipe Red Bull, e que esse contrato é válido para 2023.
A Red Bull vem respondendo perguntas sobre o futuro de Gasly com a AlphaTauri desde que Oscar Piastri recusou a Alpine optando pela McLaren, deixando a equipe francesa com um piloto a menos. Por sua vez, Gasly já demonstrou claro interesse em mudar para a Alpine no próximo ano.
Embora a Red Bull tenha declarado inicialmente, que Gasly é piloto deles e não vai mudar de equipe, Marko mudou seu discurso quando surgiu a perspectiva de contratar o atual piloto da Indy, Colton Herta para 2023.
Mas como isso acabou não sendo possível, pois Herta não tem uma superlicença da FIA, outro nome entrou em cena com Nyck de Vries fazendo sua estreia na F1 com a Williams de forma brilhante e já marcando pontos.
Ele conseguiu o P9 com o carro da Williams no GP da Itália, uma corrida em que substituiu Alex Albon e colocou o ‘último prego’ na carreira de Nicholas Latifi na F1. Isso também chamou a atenção de Marko.
O consultor de 79 anos afirmou que ‘há conversas’ em andamento com o piloto holandês, dizendo à ORF que ‘isso poderia ser resolvido em Suzuka’.
Para o acordo com De Vries acontecer, Gasly precisa assinar com a Alpine depois de ser liberado pela Red Bull. Horner, no entanto, não confirmou nada disso.
Questionado sobre o que a Red Bull vê em De Vries, que eles não estão vendo em seus próprios pilotos juniores, Horner disse: “Bem, você está fazendo referência a uma situação que ainda nem aconteceu. Portanto, não posso comentar sobre isso. Então, você sabe, Pierre é um piloto contratado da Red Bull Racing e continua sendo.”
Pressionado novamente sobre De Vries, Horner acrescentou: “Eu apenas reitero que, você sabe, atualmente, Pierre Gasly é… Estamos assumindo que ele já saiu. Ele ainda continua sendo um piloto contratado e correndo pela AlphaTauri. Até que a situação mude, não há realmente nada a dizer sobre uma possível substituição ou não. Então isso é tudo que eu posso te falar”, disse ele.
No entanto, não é apenas a Red Bull que está de olho em De Vries. Com Nicholas Latifi já tendo sido avisado pela Williams que vai deixar a equipe após três temporadas, o time precisa de um companheiro de equipe para Alex Albon, mas disse não ter pressa para tomar sua decisão, mesmo que isso signifique perder De Vries para uma equipe rival.
“Não depende apenas de nós, o interesse de outras equipes em Nyck de Vries também é relativamente alto”, disse o CEO da Williams, Jost Capito.
“Não podemos e não queremos decidir nada ainda. Se ele escolher outro time de antemão, é assim que funciona”, concluiu.
Mesmo com as negativas de Horner, os boatos que circulam no paddock da Fórmula 1, dizem que na verdade, a mudança de Gasly para a Alpine e a chegada de De Vries na AlphaTauri, já estaria concretizada, faltando apenas as confirmações e anúncios oficiais.