Christian Horner minimizou as afirmações generalizadas, de que a enorme vantagem de pontos da Red Bull na classificação da Fórmula 1, significa que a equipe já conquistou os dois títulos na categoria em 2023.
Depois de vencer os dois campeonatos com várias etapas de antecedência na temporada passada, a Red Bull ampliou ainda mais sua vantagem competitiva sobre o resto do grid este ano, vencendo as sete corridas disputadas até agora em 2023.
A Red Bull registrou quatro dobradinhas até o momento, abrindo uma liderança de 135 pontos no campeonato de construtores. Ao mesmo tempo, Max Verstappen mantém uma vantagem de 71 pontos para o piloto não-Red Bull mais próximo, Fernando Alonso, na classificação dos pilotos.
No entanto, Horner não está dando como garantida a posição saudável do atual campeão, citando que o foco da Red Bull continua em abordar cada corrida à medida que ela chega.
“Você sempre terá alguém dizendo algo assim”, disse Horner ao Autosport. “Acho que ambos os campeonatos parecem muito saudáveis para nós no momento, mas nosso foco agora é Montreal, e isso será tentar nossa 100ª vitória na F1.”
“Depois disso, será a corrida em casa na Áustria, depois será a outra corrida em casa em Silverstone. Simplesmente você vai de evento em evento, e não se permite pensar muito no futuro”, acrescentou.
A Red Bull já havia conquistado quatro títulos duplos (pilotos e construtores) consecutivos entre 2010 e 2013, na época com Sebastian Vettel, mas a mudança para os motores turbo-híbridos V6 em 2014 fez com que ela fosse superada pela Mercedes.
Enquanto o fabricante alemão embarcou em uma corrida recorde de conquistar oito campeonatos de construtores consecutivos, a Red Bull muitas vezes ficava tentando recuperar o atraso e lutando por vitórias esporádicas.
No entanto, uma pequena alteração nas regras técnicas em 2021, permitiu que Verstappen superasse Lewis Hamilton na disputa de pilotos, antes que a Red Bull conquistasse os dois campeonatos quando os regulamentos foram bastante revisados no ano passado.
Em meio ao retorno da Red Bull a ser a equipe de referência na F1, Horner diz que não deve ser subestimado o trabalho feito nos bastidores para reverter sua sorte.
“Passamos sete anos tentando voltar a uma posição de vitória, e perder dói”, disse ele. “Acho que trabalhamos muito para chegar a essa posição. Acho que toda a equipe como uma unidade, e não apenas Max, é toda a equipe operando em um nível tão alto que temos um carro fenomenal.”
“Temos dois grandes pilotos e Max continua a evoluir. Ele está ficando cada vez mais polido, e a capacidade que ele tem dentro do carro é realmente impressionante”, acrescentou o chefe da Red Bull.
Horner acrescenta que os tempos difíceis que a equipe enfrentou entre seus dois períodos de sucesso, fizeram a equipe apreciar ainda mais seu grande momento atual.
“Estamos muito orgulhosos disso. Significa muito mais, pois estávamos lá, depois caímos e lutamos para estar lá novamente. Cada membro da equipe desempenhou um papel crucial nesse desempenho, e a F1 é um dos esportes mais competitivos do mundo e operar no nível que estamos é algo que você deve comemorar”, finalizou Horner.