Christian Horner, chefe da equipe Red Bull Racing, prestou uma sincera homenagem a Daniel Ricciardo, que deixou a ‘família’ Red Bull antes do final da temporada 2024. O anúncio da saída de Ricciardo da RB (equipe-irmã da Red Bull Racing), foi feito na última quinta-feira (26) e encerrou uma fase especulativa que envolvia o futuro do piloto australiano. Com isso, o GP de Singapura de Fórmula 1, foi a última corrida de Ricciardo na equipe e muito provavelmente, na categoria.
Em uma postagem em sua conta no Instagram, Horner destacou a importância de Ricciardo não apenas como piloto, mas também como figura carismática no ambiente da equipe. “Desde o momento que você chegou à Red Bull, ficou claro que você era muito mais do que apenas um piloto”, escreveu Horner. “Seu entusiasmo constante, senso de humor e atitude deixarão um legado indelével em Milton Keynes e na Fórmula 1 como um todo.”
Ricciardo voltou à Red Bull em 2023 como piloto reserva, depois de passagens pela Renault e McLaren, mas não conseguiu recuperar a forma que o levou a conquistar sete vitórias pela equipe. Liam Lawson assumirá seu lugar pelo restante da temporada 2024.
Horner também relembrou os principais momentos de Ricciardo na equipe, onde ele somou 07 vitórias (sua oitava foi com a McLaren), 32 pódios e 1329 pontos. O australiano se destacou ao superar o tetracampeão Sebastian Vettel em 2014, sendo o único piloto fora da Mercedes a vencer corridas naquela temporada. “Essas estatísticas e conquistas não são a única medida de quem você é e do que conquistou. Obrigado pelos sorrisos, pelas músicas e pelos momentos”, acrescentou Horner.
Ricciardo, que iniciou sua carreira na Fórmula 1 em 2011 como parte do programa de jovens pilotos da Red Bull, teve seus melhores anos sob a supervisão de Horner, e sua personalidade única o transformou em uma figura popular no paddock, especialmente nos Estados Unidos. Horner concluiu sua mensagem dizendo que ‘Ricciardo sempre será uma parte especial da família Red Bull’.
Por enquanto, o futuro do piloto australiano não está definido, e as possibilidades incluem ele correr em alguma outra categoria do automobilismo, ou até mesmo assumir alguma outra função na própria Red Bull.